Advisor | Pires, Felipe do Espirito Santo Silva | |
Author | Lima, Adezilton Cordeiro de | |
Access date | 2022-12-16T12:54:35Z | |
Available date | 2022-12-16T12:54:35Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | LIMA, Adezilton Cordeiro de. As histórias em quadrinhos e suas possibilidades de inclusão: a criança com deficiência como protagonista. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56001 | |
Abstract in Portuguese | As histórias em quadrinhos, ou nona arte, não ficam a dever à cultura considerada erudita, uma vez que são capazes de proporcionar um enfoque lúdico e inovador a diversos temas por meio da associação entre imagens e palavras. Os formatos de HQ mais conhecidos e comumente utilizados são mangás, tiras, página dominical, fanzine, revista em quadrinhos, novela gráfica, fotonovela, webcomics, cartuns e charges. Os quadrinhos podem ser utilizados para informar, conscientizar e divulgar temas relacionados à saúde, como as deficiências. Diante do exposto, o presente trabalho buscou construir uma história em quadrinhos que relacionasse pessoas com deficiências e o conceito de herói, com o intuito de promover o debate sobre o tema. Na história, o leitor é convidado a acompanhar a aventura de Léo, Kenzo, Cauê, Tina, Janaína e Naty, cada uma portadora de alguma deficiência, contra uma ameaça viral mutante – o Infuenza, que está espalhando o vírus da gripe de forma descontrolada no bairro onde moram. Ao utilizar de recursos fantásticos na tentativa de redimensionar a realidade social de pessoas com deficiência e mostrá-las como protagonistas, a história aborda algumas concepções sobre diversidade, inclusão, igualdade e direitos humanos, e evidencia a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças. A ficção permite que uma realidade repleta de preconceitos e injustiças raciais, étnicas e sociais seja facilmente superada, mas na vida real um dos caminhos a ser seguido é o diálogo. Nesse sentido, as histórias em quadrinhos podem promover a discussão sobre igualdade, respeito e dignidade | en_US |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Arte sequencial | pt_BR |
Subject in Portuguese | Equidade Social | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Title | As histórias em quadrinhos e suas possibilidades de inclusão: a criança com deficiência como protagonista | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2022 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ciência | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Sequential art | en_US |
Subject | Social Equity | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Member of the board | Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz | |
Member of the board | Assis, Sheila Soares de | |
Member of the board | Teixeira, Auto Lyra | |
Member of the board | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | |
DeCS | História em Quadrinhos | pt_BR |
DeCS | Inclusão Social | pt_BR |
DeCS | Equidade | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |