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TCCCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
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AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO: A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA COMO PROTAGONISTA
Lima, Adezilton Cordeiro de | Date Issued:
2022
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As histórias em quadrinhos, ou nona arte, não ficam a dever à cultura considerada erudita, uma vez que são capazes de proporcionar um enfoque lúdico e inovador a diversos temas por meio da associação entre imagens e palavras. Os formatos de HQ mais conhecidos e comumente utilizados são mangás, tiras, página dominical, fanzine, revista em quadrinhos, novela gráfica, fotonovela, webcomics, cartuns e charges. Os quadrinhos podem ser utilizados para informar, conscientizar e divulgar temas relacionados à saúde, como as deficiências. Diante do exposto, o presente trabalho buscou construir uma história em quadrinhos que relacionasse pessoas com deficiências e o conceito de herói, com o intuito de promover o debate sobre o tema. Na história, o leitor é convidado a acompanhar a aventura de Léo, Kenzo, Cauê, Tina, Janaína e Naty, cada uma portadora de alguma deficiência, contra uma ameaça viral mutante – o Infuenza, que está espalhando o vírus da gripe de forma descontrolada no bairro onde moram. Ao utilizar de recursos fantásticos na tentativa de redimensionar a realidade social de pessoas com deficiência e mostrá-las como protagonistas, a história aborda algumas concepções sobre diversidade, inclusão, igualdade e direitos humanos, e evidencia a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças. A ficção permite que uma realidade repleta de preconceitos e injustiças raciais, étnicas e sociais seja facilmente superada, mas na vida real um dos caminhos a ser seguido é o diálogo. Nesse sentido, as histórias em quadrinhos podem promover a discussão sobre igualdade, respeito e dignidade
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