Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Souza, André Henrique Silva | |
Autor | Salvador, Daniel Fábio | |
Autor | Luz, Mauricio Roberto Motta Pinto da | |
Fecha de acceso | 2022-12-29T18:56:07Z | |
Fecha de disponibilización | 2022-12-29T18:56:07Z | |
Fecha de publicación | 2022 | |
Referencia | SOUZA, André Henrique Silva; SALVADOR, Daniel Fábio; LUZ, Mauricio Roberto Motta Pinto da. Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22047, p. 1 - 14, 2022. | en_US |
ISSN | 1980-850X | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56224 | |
Resumen en Portugués | Em uma disciplina on-line que usou como referencial o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo do professor (CTPC, em inglês, TPACK), licenciandos criaram planos de ensino com integração de tecnologias. Os planos foram avaliados por meio de uma rubrica de mensuração de integração tecnológica e os resultados mostram que os estudantes conseguiram satisfatoriamente integrar tecnologias nos planos de ensino, com pontuação próxima do escore médio encontrado em outros estudos. Foram investigadas as características dos estudantes, que poderiam afetar a boa integração de tecnologias nos planos de ensino. Houve diferença significativa (p<0,05) apenas na comparação dos escores de integração tecnológica dos participantes com ou sem outra graduação. Conclui-se que a disciplina embasada pelo referencial CTPC foi a principal influência para o bom desempenho dos professores em formação desse estudo, ao integrar tecnologias em planos de ensino para aulas de biologia e ciências. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | en_US |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Formação inicial do professor | en_US |
Palabras clave en Portugués | Ensino de biologia | en_US |
Palabras clave en Portugués | Plano de ensino | en_US |
Palabras clave en Portugués | Inovações tecnológicas | en_US |
Título | Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC | en_US |
Título alternativo | An evaluation of the technological integration of Biology teachers’ teaching plans in training based on the TPACK model | en_US |
Tipo del documento | Article | |
DOI | 10.1590/1516-731320220047 | |
Resumen en Inglés | Through an initial training course for biology teachers offered online and based on the theoretical framework of the Teacher's Content Pedagogical Technological Knowledge (TPACK), the undergraduates created teaching plans with the integration of technologies and were then evaluated according to a rubric for the measurement of technological integration. The results show that students were able to satisfactorily integrate technologies into teaching plans with scores close to the average score found in other studies. We sought to understand which characteristics of students might affect the good integration of technologies in teaching plans. There was a significant difference (p<0.05) only in the comparison of the technological integration scores, for participants with or without another degree. It is concluded that the subject based on the TPACK framework was the main influence for the good performance of the teachers in training in this study when integrating technologies in teaching plans for biology and science classes. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Palavras clave en Inglês | Initial teacher training | en_US |
Palavras clave en Inglês | Lesson plan | en_US |
Palavras clave en Inglês | Biology teaching | en_US |
Palavras clave en Inglês | Technological innovations | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 09 Indústria, inovação e infraestrutura |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
IOC - Artigos de Periódicos [12977]