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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
Metadata
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DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ÁREA DE INTERESSE PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Educação
Formação
Pesquisa de campo
Estudos de pós-graduação
Alternative title
Popularization of Science as an area of interest for professional trainingAuthor
Affilliation
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com o objetivo de dimensionar em termos quantitativos a demanda por formação profissional no Brasil na área de Educação e Divulgação Científica (EDC) e compreender a natureza qualitativa deste interesse, este estudo exploratório mostrou significativa procura por esse tipo de formação, preferencialmente na modalidade à distância. Análise qualitativa das respostas de questionário aberto amplamente divulgado pelas redes sociais mostrou que as principais razões pelo interesse em um curso de EDC são: promover possível progressão profissional, intenção de produzir novos saberes na área, e combater Fake News. Conclui-se que um novo curso de especialização nesta área deve estar atento às demandas apontadas neste estudo e contemplar assuntos como ludicidade e diversidade em suas temáticas centrais.
Abstract
With the objective of measuring in quantitative terms the demand for professional training in Brazil in Education and Popularization of Scientific (EPS) and understanding the qualitative nature of this interest, this exploratory study showed a significant demand for this type of training, preferably in the distance modality. Qualitative analysis of the answers to an open questionnaire widely publicized on social networks showed that the main reasons for interest in an EPS course are to promote possible professional progression, the intention to produce new knowledge in the area, and to combat Fake News. It is concluded that a new specialization course in this area must be attentive to the demands pointed out in this study and contemplate subjects such as playfulness and diversity in its central themes.
Keywords in Portuguese
Popularização da CiênciaEducação
Formação
Pesquisa de campo
Estudos de pós-graduação
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