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- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
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A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E AS APRENDIZAGENS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DO BRASIL.
Alternative title
Permanent Health Education and the learning of Community Health Agents to face the COVID-19 Pandemic: an Experience in the Interior of Brazil.Affilliation
Centro Universitário do Espírito Santo. Laboratório de Comunicação Celular. Vitória, ES, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Campus Mesquita, Mesquita, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal do Rio de Janeiro. Campus Mesquita, Mesquita, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional inserido em equipes multidisciplinares do Sistema Único de Saúde (SUS) e que atua na linha de frente no combate ao Sars-Cov-02, causador da Covid-19. O artigo busca evidências da educação não formal de ACS ao analisar um recorte da produção brasileira de março a julho de 2020 voltada para o ensino e o enfrentamento ao novo coronavírus e traz resultados emergentes de rodas de conversa com ACS em Unidades de Saúde de uma pequena cidade do interior do Brasil, buscando elos entre a produção investigada e possíveis aprendizagens adquiridas por esses profissionais na transpandemia. Os resultados evidenciaram a educação não formal dos ACS e importantes legados dessa educação para suas práticas comunitárias em saúde.
Abstract
The Community Health Agent (CHA) is a professional inserted in multidisciplinary teams of the Unified Health System (SUS), acting on the front line in the fight against Sars-Cov-02, the cause of Covid-19. The article seeks evidence of the non-formal education of ACS, analyzing an excerpt of Brazilian production from March to July 2020, focused on non-formal education (combating the new Coronavirus), and conversation circles with ACS in Health Units of a small town in the interior of Brazil, seeking links between the investigated production and possible learning acquired by these professionals in the transpandemic. The results showed the non-formal education of the ACS and important legacies of this education for their community health practices.
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