Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56429
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A FORMAÇÃO DO PEDIATRA E A ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO SUS: O CUIDADO COLABORATIVO NA ATENÇÃO E VIGILÂNCIA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Cuidado da criança
Pediatria
Educação médica
Atenção psicossocial
Albernaz, Antonio Luiz Gonçalves | Date Issued:
2020
Advisor
Affilliation
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os aspectos subjetivos do crescimento e desenvolvimento na primeira infância são parte integrante da proposta de atenção integral à saúde. O objetivo principal desta pesquisa é de compreender e analisar como são abordados os aspectos subjetivos do crescimento e desenvolvimento na formação do pediatra em um hospital tradicional. A hipótese é de que existe uma lacuna na habilidade dos pediatras para a atenção e vigilância dos aspectos subjetivos do crescimento e desenvolvimento. Para o estudo, foram convidados médicos residentes em pediatria, com experiência na puericultura do hospital tradicional e dois preceptores. A metodologia foi de um estudo exploratório, qualitativo, orientado pela perspectiva da pesquisa social em saúde, onde procura-se perceber a complexidade do processo saúde/adoecimento, representada pelas instituições, serviços, profissionais e usuários. A técnica utilizada foi a de Grupo Focal. Os resultados preliminares foram apresentados no Grupo da Devolutiva, composto pelos participantes do Grupo Focal. Confirmaram-se as dificuldades com as dimensões subjetivas do crescimento e desenvolvimento. Outro aspecto de destaque, que se mostrou muito importante na análise e discussão das narrativas, foi a pouca compreensão sobre as diretrizes e dinâmicas de operacionalização do Sistema Único de Saúde. No entanto, ficou clara a importância do Sistema Único de Saúde como fundamental para a oferta de serviços de qualidade e a promoção da atenção integral. Os médicos residentes de pediatria compreendem a importância da Caderneta de Saúde da Criança, mas não relacionam o instrumento com a disseminação de políticas públicas para o cuidado da criança ou sua utilidade para a garantia da continuidade do cuidado.
Abstract
The subjective aspects of growth and development in early childhood are an integral part of the proposal for comprehensive health care. The main objective of this research is to understand and analyze how the subjective aspects of growth and development are approached in the training of pediatricians in a traditional hospital. The hypothesis is that there is a gap in the ability of pediatricians to care and monitor subjective aspects of growth and development. For the study, pediatric residents with experience in childcare at the traditional hospital and two tutors were invited. The methodology was an exploratory, qualitative study, guided by the perspective of social research in health, where one seeks to understand the complexity of the health / illness process, represented by institutions, services, professionals and users. The technique used was the Focus Group. The preliminary results were presented in the Devolutive Group, composed of the participants in the Focus Group. Difficulties with the subjective dimensions of growth and development were confirmed. Another important aspect, which proved to be very important in the analysis and discussion of the narratives, was the lack of understanding of the guidelines and dynamics of the operationalization of the Unified Health System. However, the importance of the Unified Health System as fundamental for the offering quality services and promoting comprehensive care. Pediatric resident physicians understand the importance of the Child Health Handbook, but they do not relate the instrument to the dissemination of public policies for child care or its usefulness to guarantee continuity of care.
Keywords in Portuguese
PuericulturaCuidado da criança
Pediatria
Educação médica
Atenção psicossocial
Share