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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56457
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
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A SAÚDE OCULAR E O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA PESQUISA DOCUMENTAL
Serviços de saúde escolar
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Política pública
School health services
Primary Health Care
Unified Health System
Public policy
Título alternativo
Eye healthcare and the School Health Program: a documentary researchAfiliação
Ministério da Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
As intervenções de saúde ocular e a prevenção da cegueira na escola são desenvolvidas desde o
século passado no Brasil, acompanhando mudanças de modelos de atenção e de saúde na escola. Trata-se
de uma pesquisa qualitativa da técnica de análise documental que teve por objetivo analisar os documentos
normativos sobre a temática da saúde ocular no espaço escolar no Brasil, especialmente no âmbito do
Programa Saúde na Escola (PSE), e a trajetória histórica das políticas de saúde ocular. Para tratamento dos
dados, adotou-se a análise de conteúdo, sendo o corpus do estudo constituído de 48 atos normativos. Entre
estes foi possível identificar decretos presidenciais, consultas públicas, portarias ministeriais, e portarias
interministeriais. Evidenciou-se que a saúde ocular integral e coordenada ainda é um desafio para o Sistema
Único de Saúde (SUS), dado pela interrupção de iniciativas que garantem acesso a cuidados e pelo pouco
incentivo à realização dessas práticas, em detrimento de outras ações do PSE. Constatou-se ainda que o
debate sobre ações de saúde ocular no ambiente escolar é datado anteriormente à Política Nacional de
Atenção em Oftalmologia, revelando pioneirismo no trabalho da temática na Atenção Primária à Saúde.
Resumo em Inglês
Eye healthcare interventions and prevention of blindness at school have been developed since
the last century in Brazil, following changes in models of care and health at school. This is a qualitative
research of documentary analysis that aimed to analyze the normative documents on the subject of eye
health in schools in Brazil, especially within the scope of the School Health Program (PSE) and the historical
trajectory of eye healthcare policies. For data treatment, content analysis was adopted, and the corpus of
the study consisted of 48 normative acts. Among the normative acts, it was possible to identify Presidential
Decrees, Public Consultations, Ministerial Decrees, and Interministerial Decrees. It became evident that a
comprehensive and coordinated eye healthcare is still a challenge for the Unified Health System (SUS) due
to the interruption of initiatives that guarantee access to healthcare and the little incentive to carry out these
practices in detriment of other PSE actions. It was also found that the debate on eye healthcare actions in
the school environment dates back to the National Policy of Care in Ophthalmology, revealing a pioneering
work on the subject in Primary Health Care.
Palavras-chave
Saúde ocularServiços de saúde escolar
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Política pública
Palavras-chave em inglês
Eye healthSchool health services
Primary Health Care
Unified Health System
Public policy
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