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O QUE TEM ATRÁS DO “BELO”: INVESTIGAÇÕES ARTÍSTICO-CIENTÍFICAS SOBRE O POLÍPTICO DA COLEÇÃO FERREIRA DAS NEVES, MUSEU D. JOÃO VI (EBA-UFRJ)
Sobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves
Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
Author
Affilliation
Doutor em Políticas Públicas para Formação. Museu Nacional (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Estudo e Pesquisa para Conservação e Restauração de Esculturas (LAPECRE-EBA- UFRJ). Doutora em Arquitetura. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Departamento de Biologia Geral. Doutor em Botânica. Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia. Niterói, RJ, Brasil.
Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR), Paracambi (RJ). Brasil.
Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR). Mestre em Engenharia Nuclear. IFRJCPAR), Paracambi (RJ), Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fotógrafo / Conservador Restaurador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Estudo e Pesquisa para Conservação e Restauração de Esculturas (LAPECRE-EBA- UFRJ). Doutora em Arquitetura. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Laboratório de Instrumentação Nuclear. Doutor em Engenharia Nuclear. LIN-COPPE-UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Departamento de Biologia Geral. Doutor em Botânica. Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia. Niterói, RJ, Brasil.
Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR), Paracambi (RJ). Brasil.
Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (LISCOMP/IFRJCPAR). Mestre em Engenharia Nuclear. IFRJCPAR), Paracambi (RJ), Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fotógrafo / Conservador Restaurador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As pinturas sobre madeira, de diferentes tipologias, são parte importante dos acervos de
museus, instituições privadas e de colecionadores, seja no exterior ou no Brasil. Uma
abordagem mais contemporânea visa entender as obras no seu conjunto, considerando a sua
univocidade, que inclui além da sua camada pictórica, analisada do ponto de vista do
historiador de arte, do cientista da conservação (Conservation Scientist) e do conservadorrestaurador,
os suportes e as eventuais molduras. Isso, através de pesquisa das antigas
técnicas construtivas e dos seus materiais, como parte, não somente da história da arte, mas
também da história dos saberes tradicionais, do saber fazer e da evolução tecnológica
colocando os suportes em madeira no apropriado lugar de documento histórico.
Consideramos que não seja possível, sem um profundo conhecimento do suporte, entender
as pinturas sobre madeira onde os aspectos estéticos e artísticos das camadas de
preparação e pictóricas deixam em segundo plano os aspectos históricos, mas também
práticos e metodológicos referentes aos suportes e a suas produções. ......
Keywords in Portuguese
Investigações artístico-científicasSobre o políptico da Coleção Ferreira das Neves
Museu D. João VI (EBA-UFRJ)
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