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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57276
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2354]
Metadata
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FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EPIDEMIOLOGIA E AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE SAÚDE
Ensino de Avaliação
Recursos Humanos em Saúde
Epidemiologia
Serviços de Saúde
Teaching Evaluation
Health Manpower
Epidemiology
Health Services
Alternative title
Training human resources in epidemiology and health services evaluationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo discute os conteúdos e a bibliografia da área temática Epidemiologia e Avaliação de Programas de Saúde, tomando por base a experiência dos cursos de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Para os autores, a avaliação tem como elemento essencial o julgamento de valor de uma intervenção, e o avaliador é visto como um profissional que analisa a qualidade da assistência como um fator de proteção/risco inserido entre os determinantes de saúde. Entre as disciplinas incluídas na formação do avaliador, a epidemiologia se destaca pela capacidade de integrar a avaliação de programas/serviços como seu objeto de investigação. Nos cursos, os principais tipos de estudo epidemiológico na avaliação de programas são apresentados em um módulo inicial, que é seguido de uma discussão sobre a validade/confiabilidade de medidas e classificações em que costumam se apoiar as avaliações. Um terceiro módulo discute os pressupostos teóricos e práticos na escolha dos modelos de avaliação, enquanto o quarto trabalha a idéia de “qualidade da avaliação da qualidade” das ações programáticas, ou meta-avaliação. A organização deste curso tem como eixo a expansão da aprendizagem da academia aos serviços e reconhece o benefício mútuo dessa parceria.
Abstract
The topics and bibliography pertaining to Epidemiology and Health Services Evaluation are discussed in the light of our experience with graduate courses at the Brazilian National School of Public Health (ENSP), Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ). The authors believe that the essential element of evaluation is the assessment of interventions, and that the evaluator’s role is to analyze health care as a protective (or risk) factor among other health determinants. Epidemiology has been considered noteworthy due to its ability to integrate health services/programs evaluation as its research subject. In our courses on this subject, the main epidemiological study designs applied to health services research are presented in one section, followed by a discussion about accuracy and reliability of measures and classifications. A third section of the course comprises theoretical and practical assumptions of evaluation models, and the fourth section develops the notion of the quality of health care quality assessment (meta-evaluation). The pivotal issue in the organization of the course is the expansion of research from the academy to health services, implying acknowledgement of the mutual benefit this partnership can bring about.
Keywords in Portuguese
Garantia de Qualidade de Serviços de SaúdeEnsino de Avaliação
Recursos Humanos em Saúde
Epidemiologia
Serviços de Saúde
Keywords
Health Services EvaluationTeaching Evaluation
Health Manpower
Epidemiology
Health Services
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