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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57487
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
17 Parcerias e meios de implementação
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CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE SUA ESTRUTURA E APLICAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO SUS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Capacitação em Serviço
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Entrevistas
Pesquisa Qualitativa
Pereira, Ana Carolina dos Santos Rangel | Date Issued:
2020
Alternative title
Introductory course in family health: an analysis of its structure and application for SUS professionals in the city of Rio de JaneiroAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objeto o Curso Introdutório em Saúde da Família (CISF) no município do Rio de Janeiro. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa; os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, além da revisão dos materiais didáticos existentes e de bibliografia sobre o tema. O estudo divide-se em três partes: resgate histórico da implantação do CISF no município do Rio de Janeiro; análise do material didático atual com base no proposto pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e Carteira de Serviços do município e análise da percepção dos gerentes das unidades de saúde sobre os profissionais egressos do CISF. A realização do CISF é uma orientação da PNAB para qualificar os profissionais que ingressam na Atenção Primária à Saúde (APS). O curso se constitui num dispositivo de formação para a atuação nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e serve para aproximar os profissionais dos conceitos e das práticas que esta estratégia requer. A ESF se destaca como estratégia de organização dos serviços na APS, fortalecendo a rede de saúde e colaborando para a reorientação do modelo assistencial. No município do Rio de Janeiro, a implantação efetiva do CISF se inicia em 2001, com primeira expansão da ESF e elaboração dos primeiros materiais didáticos, ainda sem padrão único para todas as áreas. Tem seu auge no ano de 2016 com a publicação do novo material didático e metodologia padronizada, seguindo o recomendado pela PNAB, PNEPS e agregando conteúdo da Carteira de Serviços. Concluiu-se que o CISF é efetivo para apresentação da ESF aos profissionais, porém tem limites em seu escopo, como todo curso introdutório, que podem ser ampliados e desenvolvidos por meio dos processos de Educação Permanente em Saúde.
Abstract
This study has as its object the Introductory Course in Family Health (ICFH) in the city of Rio de Janeiro. This research used a qualitative approach; the data were collected through semi-structured interviews, in addition to the review of existing teaching materials and bibliography on the topic. The study is divided into three parts: historical survey of the implementation of ICFH in the municipality of Rio de Janeiro; analysis of the current didactic material based on the one proposed by National Primary Care Policy (NPCP), National Policy for Permanent Education in Health (NPPE) and Services Portfolio of the municipality and analysis of the perception of the managers of the health units about the professionals who left the CISF. The realization of the CISF is a guideline of the NPCP to qualify professionals who enter Primary Health Care (PHC). The course is a training device to work in the Family Health Strategy (FHS) teams and serves to bring professionals closer to the concepts and practices that this strategy requires. The FHS stands out as a strategy for organizing services in PHC, strengthening the health network and contributing to the reorientation of the care model. In the municipality of Rio de Janeiro, the effective implementation of the ICFH began in 2001, with the first expansion of the FHS and the preparation of the first teaching materials, still with no single standard for all areas. It reaches its peak in 2016 with the publication of new teaching material and standardized methodology, following the recommendations of NPCP, NPPE and adding content from the Service Portfolio. It was concluded that the ICFH is effective for presenting the FHS to professionals, but it has limits in its scope, like any introductory course, which can be expanded and developed through the Permanent Health Education processes.
DeCS
Saúde da FamíliaCapacitação em Serviço
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Entrevistas
Pesquisa Qualitativa
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