Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57884
CIÊNCIA CONTRA ATACA : O USO DA LUDICIDADE PARA AUXILIAR NO COMBATE AO SARS-COV 2
Gomes, Mirliene de Azevedo Rezende | Date Issued:
2022
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com a chegada do vírus SARS-CoV-2 ao mundo, a OMS (Organização Mundial de saúde) declarou em 2020 emergência de saúde pública, obrigando a interrupção do funcionamento das escolas, além do estabelecimento de protocolos sanitários em larga escala a fim de evitar a disseminação do vírus e de contenção da pandemia. Desta forma o afastamento nos ambientes escolares obrigou que novas metodologias de ensino fossem empregadas em todo o mundo. Além disso, surgiu a necessidade de esclarecer para crianças e adolescentes a situação naquele momento, para que os mesmos entendessem e colaborassem para o enfrentamento da pandemia, compreendendo a necessidade, naquele momento, do afastamento do ambiente escolar. É de grande relevância sanar as dúvidas a respeito do SARS-CoV-2 de maneira simples e sem perder o embasamento cientifico. Naquele momento, em que o conhecimento seria a melhor ferramenta para salvar vidas, qual a melhor metodologia utilizar? um jogo? Como desmistificar e organizar todas as informações que são recebidas diariamente sobre o Coronavírus? O que de fato ocorria com o nosso organismo no combate ao vírus? Como reconhecer os sintomas da COVID-19? Como podemos nos prevenir? Quem, quando e onde devemos buscar para obter o tratamento adequado? O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro que reúne informações sobre o Vírus SARS-Cov-2, COVID-19, tal como sintomas, prevenção, tratamento, vacinação, responsabilidade social e o Fake News. “O CIÊNCIA CONTRA ATACA” é um jogo de tabuleiro com casas de 1 a 50, 26 cartas com informações, figuras ilustrativas e instruções do jogo, 1 dado e 4 peças que representam os jogadores. Nele o aluno será capaz de aprender brincando sobre os temas que envolvem o assunto SARS-Cov-2, Covid-19 e Coronavírus. A partir deste jogo acredita-se que os discentes obtenham o conhecimento sobre o tema abordado e sejam capazes de transmitir com veracidade um assunto de primordial importância no mundo. Portanto espera-se que o “CIÊNCIA CONTRA ATACA” auxilie não somente os docentes em sua pratica pedagógica, para promoção de saúde, mas também que alcance famílias, através da interação, e propagação da informação em seus lares
Abstract
With the arrival of the SARS-CoV-2 virus in the world, the WHO (World Health Organization) declared a public health emergency in 2020, forcing the removal in person in the school environment. Protocols for the prevention and assistance in the fight against COVID-19 were also proposed for the prevention of COVID-19. In this way, the distance in school environments forced new methodologies to be adopted, for assistance and clarification on the topic related to the SARS-CoV-2 virus, some questions were taken into account How: How to talk about SARS-CoV-2 in a simple and without losing the scientific character? At this moment, when knowledge would be the best tool to save lives, what is the best methodology to use? How to demystify, and organize all the information that was received daily about the Coronavirus? What actually happened to our body in the fight against the virus? How to recognize the symptoms of COVID-19? How can we prevent ourselves? Who, when and where should we go to get the right treatment? The present work aims to develop a board game that gather information about the SARS-Cov-2 Virus, COVID-19, such as symptoms, prevention, treatment, vaccination, social responsibility and the fake. News Science against attack is a board game with squares from 1 to 50, 26 cards with information, illustrative figures and game instructions, 1 dice and 4 pieces that represent the players, in which the student will be able to learn by playing about the themes that involve the subject SARS-Cov-2, COVID-19 and Corona vírus. From this game, it is believed that students obtain knowledge about the topic addressed and are able to truthfully convey a topic of paramount importance in the world. Therefore, it is expected that Science Counter Attacks helps not only teachers in their pedagogical practice, for health promotion, but also that it reaches families, through interaction, with use in their homes
Share