Advisor | Ros, Marco Aurélio da | |
Author | Matielo, Etel | |
Access date | 2023-05-11T22:39:20Z | |
Available date | 2023-05-11T22:39:20Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | MATIELO, Etel. Dialogando sobre educação em saúde e ética a partir da experiência do curso técnico em saúde comunitária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública)—Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58340 | |
Abstract in Portuguese | Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, realizada com sete
egressos do Curso Técnico em Saúde Comunitária (CTSC) do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Seu principal
objetivo foi Analisar interações entre educação em saúde - questões
éticas - questões políticas no cotidiano dos egressos do curso técnico em
saúde comunitária do MST. A pesquisa mesclou pesquisa qualitativa
com a Investigação Temática proposta por Paulo Freire. Com a
exploração, inferência e interpretação do material de pesquisa foram
encontradas cinco categorias, quatro que surgiram do momento
específico de coleta de dados e uma que surgiu do próprio cenário de
pesquisa, foram elas: (1) a amenidade do setor saúde; (2) saída dos
militantes e estagnação do setor de saúde; (3) no curso aprendemos a
lidar e valorizar o ser humano como um todo; (4) educação em saúde
deve estar ligada a um projeto de sociedade; (5) quando precisa, o setor
de saúde da conta. No processo de interpretação do material estas
categorias foram agrupadas em três grandes grupos temáticos: Contrahegemonia do setor saúde no interior do movimento, trabalho em saúde
e educação em saúde. Com esta organização foi percebida a
transversalidade da categoria: No curso aprendemos a lidar e valorizar o
ser humano como um todo. Demonstrou-se como característica do
processo de formação do MST uma contraposição a formação
fragmentada ainda hoje hegemônica nos cursos da área da saúde, o que
contribuiu para a compreensão de um dos principais desafios na
formação de profissionais para atuarem no SUS: estimular processos
educativos articulados com lutas maiores dos movimentos sociais,
contribuindo para uma formação não fragmentada em que as pessoas são
compreendidas como sujeitos históricos, sociais e coletivos. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Formação | en_US |
Subject in Portuguese | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra | en_US |
Title | Dialogando sobre educação em saúde e ética a partir da experiência do curso técnico em saúde comunitária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2009 | |
Departament | Centro de Ciências da Saúde | en_US |
Defense Institution | Universidade Federal de Santa Catarina | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Florianópolis/SC | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Co-Advisor | Caponi, Sandra | |
Abstract | This is a descriptive-exploratory study, conducted with seven graduates
of the Technical Course in Community Health (CTSC) of the Landless
Workers Movement (MST). Its main objective was to analyze
interactions between health education - ethical issues - political issues in
the daily lives of the community health technicians of MST. The
research blended qualitative research with the Thematic Research
proposed by Paulo Freire. With the exploration, inference and
interpretation of the research material were found five categories, four
of which emerged in the time of collecting specific data and one that
came out in the setting of research itself, they were: (1) the amenity of
the health sector; (2) the output of the militants and health sector
stagnation; (3) in the course we learned how to deal and to value with
the human being as a whole; (4) health education should be linked to a
society project; (5) when you need the health sector works. In the
interpreting process of the material these categories were grouped into
three broad thematic groups: counter-hegemony of the health sector
within the movement, work in health and health education. With this
organization was realized transversality in the category: In the course we
learned how to deal and to value with the human being as a whole. It
has been demonstrated as characteristic of the formation process of the
MST a contraposition to a fragmented training courses still prevailing in
the health area, which contributed to the understanding one of the main
challenges in training professionals to work in SUS: to promote
educational processes articulated with larger struggles of social
movements, contributing to an unfragmented formation in which people
are understood as historical, social and collective beings. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Health | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Training | en_US |
Subject | MST | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Trabalhadores Rurais | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |