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04 Educação de qualidadeCollections
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AVALIAÇÃO DA LITERACIA PARA A SAÚDE DE PACIENTES PORTADORES DE DIABETES ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO PÚBLICO
Evaluación de la alfabetización en salud con pacientes diabéticos, cuyo seguimiento se realiza en un ambulatorio público
Alternative title
Assessment of health literacy in diabetic patients followed at a public outpatient clinicEvaluación de la alfabetización en salud con pacientes diabéticos, cuyo seguimiento se realiza en un ambulatorio público
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
University of Education. Institute of Sociology. Freiburg, Germany.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Departamento de Serviço Social. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
University of Education. Institute of Sociology. Freiburg, Germany.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Departamento de Serviço Social. Uberaba, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Literacia para a saúde (LS), ou literacia em saúde, pressupõe o conhecimento, a motivação e as competências dos indivíduos para acessarem, compreenderem, avaliarem e aplicarem as informações sobre saúde, a fim de fazer julgamentos e tomar decisões na vida diária, relacionadas aos cuidados de saúde, à prevenção de doenças e à promoção de saúde, para manter ou melhorar a sua qualidade de vida. O objetivo foi medir o nível de LS e seus fatores associados: sexo, idade, escolaridade, renda, cor da pele, autoavaliação do estado de saúde, tipo de diabetes e presença de comorbidades. Foram avaliados 107 adultos portadores de diabetes acompanhados em um ambulatório público, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Não foram incluídos pacientes de primeira vez, pacientes sem diagnóstico de diabetes ou com limitações de visão ou audição. A LS foi avaliada pela versão brasileira do questionário European Health Literacy Survey (HLS-EU-BR). Modelos de regressão logística ordinal simples e múltiplos foram construídos, considerando-se, como variável dependente, os quatro níveis de LS. As associações foram expressas na forma de odds ratio (OR). Cerca de 95% da amostra apresentou nível de LS ruim ou limitado (94,8%; IC95%: 90,3-99,3). Sexo feminino, idades mais avançadas e menor escolaridade estiveram associados a uma menor chance de ter um nível de LS excelente. No modelo ajustado, apenas a variável escolaridade permaneceu estatisticamente significativa em relação ao seu efeito sobre a LS (OR ajustado = 0,41; IC95%: 0,17-0,98; p < 0,05). Escolaridade foi a característica que esteve mais fortemente relacionada ao nível de LS.
Abstract
Health literacy (HL) assumes individuals’ knowledge, motivation, and competencies to access, understand, evaluate, and apply health information to make judgments and decisions in daily life,
related to healthcare, prevention of diseases, and health promotion to maintain or improve quality of life. The study aimed to measure the level of HL and associated factors: sex, age, schooling, income, skin color, self-rated health status, type of diabetes, and presence of comorbidities. The authors assessed 107 adults with diabetes followed at a public outpatient clinic in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The sample did not include first-time patients, patients without a diagnosis of diabetes, or with visual or hearing impairment. HL was assessed with the Brazilian version of the European Health Literacy Survey (HLS-EU-BR). Simple and multiple ordinal logistic regression models were constructed, considering four levels of HL as the dependent variables. The associations were expressed as odds ratios (OR). Approximately 95% of the sample showed poor or limited HL (94.8%; 95%CI: 90.3-99.3). Female gender, older age, and lower schooling were associated with lower odds of excellent HL. In the adjusted model, only schooling remained statistically significant in its effect on HL (adjusted OR = 0.41; 95%CI: 0.17-0.98;
p < 0.05). Schooling was the characteristic most strongly related to level of HL.
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La alfabetización en salud (AS), o cultura en salud, presupone el conocimiento, la motivación y las competencias de los individuos para que accedan, comprendan, evalúen y apliquen información sobre salud, con el fin de realizar juicios y tomar decisiones en la vida diaria, relacionadas con los cuidados de salud, prevención de enfermedades, y con la promoción de salud, para mantener o mejorar su calidad de vida. El objetivo fue medir el nivel de AS y sus factores asociados: sexo, edad, escolaridad, renta, color de piel, autoevaluación del estado de salud, tipo de diabetes y presencia de comorbilidades. Se evaluaron a 107 adultos pacientes diabéticos, a quienes se les realizó un seguimiento en un ambulatorio público, en la ciudad de Río de Janeiro, Brasil. No se incluyeron pacientes que fueron la primera vez, pacientes sin diagnóstico de diabetes o con limitaciones visuales o auditivas. La AS se evaluó mediante la versión brasileña
del cuestionario European Health Literacy Survey (HLS-EU-BR). Se construyeron modelos de regresión logística ordinal simple y múltiple, considerándose como variable dependiente los cuatro
niveles de AS. Las asociaciones se expresaron en forma de odds ratio (OR). Cerca de un 95% de la muestra presentó un nivel de AS malo o limitado
(94,8%; IC95%: 90,3-99,3). Sexo femenino, edades más avanzadas, y menor escolaridad estuvieron asociados con una menor oportunidad de tener un
nivel de AS excelente. En el modelo ajustado, solamente la variable escolaridad fue estadísticamente significativa, en relación con su efecto sobre la AS
(OR ajustado = 0,41; IC95%: 0,17-0,98; p < 0,05). La escolaridad fue la característica que estuvo más fuertemente relacionada con el nivel de AS.
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