Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58963
UM PROJETO PARA ESTUDAR CIENTIFICAMENTE A CRIANÇA: MARIA LACERDA DE MOURA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, 1908-1921
Guimarães, Paula Cristina David | Date Issued:
2022
Affilliation
Universidade Federal de São João del-Rei. Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-graduação em Educação. São João del-Rei, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo investiga o projeto de estudo científico da criança idealizado por Maria Lacerda de Moura entre 1908 e 1921. O recorte contempla a trajetória da professora na cidade de Barbacena, lugar em que pensou, escreveu e difundiu seus ideais sobre a psicologia experimental. Dentre as fontes mobilizadas, destacam-se o requerimento enviado pela professora à Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais, solicitando autorização para realizar experiências científicas nas escolas de Barbacena, e os pareceres gerados em resposta ao seu pedido. Além da identificação dos testes, também foi possível verificar a resistência do governo ao projeto, revelando diferentes relações de poder no contexto da inserção da psicologia experimental na educação.
Abstract
This article investigates a scientific study of children conducted by Maria Lacerda de Moura from 1908 to 1921, and covers this educator’s trajectory in the city of Barbacena, the site of her writing, scholarship, and dissemination of her ideas on experimental psychology. Important sources for this research were her request to the Minas Gerais state Department of the Interior for authorization to conduct scientific experiments in the schools in Barbacena, and the subsequent responses. While the tests were identified, government resistance to the project was also seen, revealing different power relationships within the context of how experimental psychology was inserted into education.
Share