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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59040
ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA PERSPECTIVA DE USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA
Serviços de Saúde Bucal
COVID-19
Acesso aos Serviços de Saúde
França, Camilla Maria Nery Baracho de | Date Issued:
2022
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Abstract in Portuguese
Diante da pandemia de COVID-19, a Atenção Básica tem exercido um importante papel na prevenção e combate à doença. As Equipes de Saúde da Família vêm buscando meios de exercer sua responsabilização sanitária pelos territórios e, ao mesmo tempo, resguardar a segurança de seus profissionais e usuários. No âmbito da saúde bucal, foi restringido os atendimentos eletivos, devido ao alto risco de infecção inerente às características do atendimento odontológico. A presente dissertação visou compreender e analisar como as diversas medidas restritivas adotadas durante a pandemia repercutiram no acesso aos serviços de saúde bucal, na percepção dos usuários e famílias do território adscrito da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Balbina, interior do Amazonas. Este estudo transversal foi um recorte de uma pesquisa multicêntrica, de abordagem quanti-qualitativa realizada no período de setembro de 2021 a setembro de 2022. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário digital do google forms à uma amostra intencional de 65 usuários, dentre estes, 10 foram submetidos a uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu na perspectiva da análise estatística descritiva e de conteúdo. A pesquisa foi realizada de acordo com os preceitos éticos da Resolução 466 de 2012 do CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e pela Secretaria Municipal de Saúde. Os entrevistados reconheceram que o acesso aos serviços de saúde bucal foi dificultado durante a pandemia. A preocupação com própria saúde bucal aumentou em 61,5% dos usuários, 47,7% vivenciou situações incômodas relacionadas aos dentes e 86,2% percebeu a necessidade de tratamento odontológico. A unidade básica de saúde foi a mais utilizada por 41,5% dos entrevistados, enquanto o consultório particular foi utilizado por 13,8%. Diante da impossibilidade de atendimento, 26,2% optaram por não procurar os serviços de saúde e 24,6% se medicou por conta própria. A pandemia de COVID-19 constituiu mais um obstáculo no acesso dos usuários aos serviços de saúde bucal na Atenção Básica, portanto estudos que investiguem suas consequências nos territórios devem ser realizados, a fim de que se estabeleçam estratégias coordenadas e participativas, para a ampliação do acesso no período pós-pandêmico.
Abstract
Faced with the COVID-19 pandemic, Primary Health Care has played an important role in preventing and combating the disease. The Family Health Teams seek ways to exercise their health responsibility for the territories and, at the same time, protect the safety of their professionals and users. One of the adaptations suffered in the context of oral health was the restriction of elective care, due to the high risk of infection inherent to the characteristics of dental care. The present dissertation aimed to understand and analyze how several restrictive measures considered during a pandemic had an impact on the access of users and families in the ascribed territory of the Basic Health Unit (UBS) of Balbina, in the interior of Amazonas. This cross-sectional study was a part of a multicentric research, with a quantitative qualitative approach, carried out from September 2021 to September 2022. The data were obtained through the application of a digital questionnaire from google forms to an intentional sample of 65 users, among them, 10 were submitted to a semi-structured interview. Data analysis was given a perspective of descriptive and content statistical analysis. The research was carried out in accordance with the ethical precepts of CONEP (National Research Ethics Committee) Resolution 466 of 2012, approved by the Research Ethics Committee and the Municipal Health Department. Respondents acknowledged that access to oral health services was hampered during the pandemic. Concern about their own oral health increased in 61.5% of users, 47.7% experienced uncomfortable situations related to their teeth and 86.2% realized the need for dental treatment. The basic health unit was used more by 41.5%, while private care was used by 13.8%. Faced with the impossibility of care, 26.2% did nothing and 24.6% took medication on their own. The COVID-19 pandemic constituted another obstacle in the access of users to oral health services in Primary Care, so studies that investigate its consequences in the territories must be carried out, in order to establish coordinated and participatory strategies to expand the access in the post-pandemic period.
Keywords in Portuguese
Atenção Primária à SaúdeServiços de Saúde Bucal
COVID-19
Acesso aos Serviços de Saúde
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