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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59188
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR
Machado, Maria Priscila | Date Issued:
2022
Producer
Director
Screenwriter
Abstract in Portuguese
O Produto educacional se apresenta como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. O produto educacional intitulado: Saúde e Segurança do Trabalhador, em formato de vídeo expositivo, foi criado através de um software chamado do VideoScribe que possibilita criar animações de quadro branco, bem como muitos outros estilos de animação. Posteriormente, foi introduzido no aplicativo edpuzzle:
O Edpuzzle utiliza vídeos que podem ser obtidos diretamente do YouTube ou outro vídeo qualquer, inclusive pode ser gravado pelo próprio professor ou estudantes. A ferramenta permite que se faça a seleção de um fragmento do vídeo que seja de interesse do professor e sobre esse fragmento sejam inseridas notas de áudio, questões ou comentários que serão vistos/ouvidos durante a execução do vídeo pelos estudantes (LOMBARDI; GITAHY, 2017 p. 591).
Esta ferramenta permite intervenções e também aplicação de questionário interativo durante a apresentação do vídeo. Inicialmente o uso de recursos tecnológicos foi escolhido em virtude do atual cenário da pandemia no Brasil, período em que a pesquisa foi desenhada, neste contexto, optou-se pela aplicação do vídeo por meios da tecnologia digital de comunicação e informação, com a utilização do Edpuzzle devido sua funcionalidade.
Ademais, de acordo com Santos, (2015): o material didático em vídeo se difere do material em texto, apesar de ambos poderem narrar a mesma história, na apresentação do texto o leitor usa a imaginação para criar as imagens figurativas, já no caso do vídeo há a existência do movimento da sequência de imagens simultânea a narrativa. Contudo, cada recurso possui sua importância e particularidade que deverá ser escolhido de acordo com objetivo a ser alcançado pelo educador no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, considerando que:
as tecnologias permitem que os estudantes e professores usem seus dispositivos móveis, em especial os smartphones e tablets, em sala de aula,de várias maneiras, seja para realizar pesquisas rápidas, acessar conteúdos e aplicativos educacionais ou formar grupos em redes sociais com o intuito de compreender o conteúdo de maneira compartilhada. Existe ainda a possibilidade de que a compreensão dos estudantes seja feita através de atividades avaliativas em seus próprios dispositivos (LOMBARDI; GITAHY, 2017 p. 591).
Portanto, foi relevante utilizar este recurso na aplicação do produto educacional, uma vez que possibilitou a otimização do tempo tanto do pesquisador quanto do aluno participante. O vídeo buscou mostrar conteúdos básicos, relativos à saúde e segurança do trabalhador e a importância deste conhecimento na formação do futuro trabalhador. O conteúdo constituiu-se de uma parte introdutória sobre a importância dos conhecimentos em saúde do trabalhador e os principais conceitos de saúde e segurança do trabalhador, posteriormente foi apresentado os principais riscos pelos quais os trabalhadores estão expostos durante suas atividades laborais e por último as principais normas regulamentadoras que norteiam as relações de trabalho, com ênfase nas ações preventivas. O conteúdo do produto educacional foi ajustado, em termos de adequação da linguagem, com intuito de clarificar os termos técnicos objetivando melhorar a compreensão dos estudantes do ensino médio integrado à temática abordada.
Apresentação do conteúdo através do vídeo expositivo teve o intuito de contribuir com o desenvolvimento de uma visão ampliada em saúde e segurança nos estudantes da EPT, acerca dos processos de adoecimento no trabalho na sociedade contemporânea, considerando que o mesmo poderá contribuir de forma significativa com a prevenção dos agravos relacionados à saúde do trabalhador, sendo capaz de identificar e reconhecer os fatores de risco que estão intrinsecamente relacionados aos processos de adoecimento do trabalhador.
Este produto teve como público alvo os estudantes do Ensino Médio Integrado, do IFB- campus Brasília, atendendo aos critérios da pesquisa - voltada à EPT. Este produto educacional está disponível no endereço eletrônico:
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