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- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
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A TECNOLOGIA DE REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA À DISTÂNCIA: UMA APLICAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS PROCEDIMENTOS ANTROPOMÉTRICOS
Alternative title
The technology of virtual reality resource for formation in public health in the distance: an application for the learning of anthropometric proceduresAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo apresenta a pesquisa desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, abordando a integração educação à distância e realidade virtual (RV) como resposta às demandas educativas da saúde pública que exigem o desenvolvimento de habilidades motoras. O campo de aplicação foi a formação dos profissionais do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), por ser a base de uma das políticas públicas brasileiras com alvo no monitoramento das carências de nutrientes. O protótipo constitui-se de um ambiente virtual complementar para o curso de aperfeiçoamento em VAN, que integra a oferta de cursos da educação à distância da ENSP, abordando os procedimentos antropométricos por serem os mais utilizados no levantamento do estado nutricional da população. Os ambientes RV foram construídos em linguagem virtual modeling language, utilizada para executar aplicações na Internet. Tendo 189 participantes visitado o ambiente virtual, pôde-se constatar a hipótese de que a RV pode ser utilizada como recurso pedagógico para colaborar com os processos de formação profissional à distância que exijam o desenvolvimento de habilidades motoras.
Abstract
This article presents the research developed in the Laboratory of Computational Methods in Engineering of the Federal University of Rio de Janeiro in partnership with the Program of Distance Education of the National School of Public Health Sergio Arouca (ENSP), approaching the integration between Distance Education and Virtual Reality (VR) technology as reply to the public health educative demands that require the development of motor abilities. The application field was the formation of the professionals of the Food and Nutritional Surveillance, as is the base of one of the Brazilian public policies targeting the monitoring of lacks of nutrients. The prototype consists of a complementary virtual environment, supported in VR for the Monitoring of Food and Nutritional specialization course, that is part of the regulate courses of the Distance Education of ENSP approaching the anthropometric procedures for being the most used in the survey of the nutritional state of the population. A
total of 189 participants visited the Virtual Environment and it could be evidenced that the VR can be used as a pedagogical resource to collaborate with the processes of professional distance education, that demand the development of motor abilities.
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