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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59246
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômico16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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PATRULHEIROS DAS ESTRADAS: CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Processo de Trabalho
Segurança Pública
Risco
Vitimização
Trabalho
Saúde
Violência
Apoio Social
Sofrimento Psíquico
Work
Work Process
Health
Violence
Public Safety
Risk
Victimization
Social Support
Psychic Suffering
Trabalho
Polícia
estatística e dados numéricos
Segurança
Sofrimento Psíquico
Condições de Trabalho
Nível de Saúde
Estradas
Violência
Apoio Social
Processo Saúde-Doença
Estudos Epidemiológicos
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Evangelista, Daniel Washington | Date Issued:
2019
Alternative title
Highway patrollers: working and health conditions in the Federal Highway Police in Rio de Janeiro StateCo-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Polícia Rodoviária Federal, responsável pela segurança das rodovias, é uma instituição pouco estudada no Brasil e carece de dados sobre sua realidade. Objetivos. A presente pesquisa buscou identificar o perfil sociodemográfico dos policiais rodoviários federais (PRF) e analisar suas condições de saúde e de trabalho na Polícia Rodoviária Federal do Estado do Rio de Janeiro. Investigou ainda a relação entre essas condições de trabalho e o sofrimento psíquico desses trabalhadores. Materiais e métodos. Para alcançar os objetivos propostos foi aplicado um questionário, de livre participação e anônimo, que após autorização da PRF e aprovação do comitê de ética em pesquisa da Fiocruz, foram enviados ao correio eletrônico dos 821 policiais rodoviários federais do Rio de Janeiro entre agosto a novembro de 2019. Desses, 214 responderam questões sobre o perfil sociodemográfico e profissional, as condições de trabalho e de saúde, além das escalas de apoio social e de sofrimento psíquico. Foram realizadas análises de frequências, medidas de resumo e associações através da regressão logística. As variáveis de p-valor ˂ 20,0% foram selecionadas para o modelo de regressão logística, através do método backward até restarem as varáveis que compuseram o modelo final, cuja variável resposta era o sofrimento psíquico. Resultados. Observou-se o predomínio de policiais do sexo masculino, de cor da pele branca, casados, com idade entre 36 a 45 anos e com formação superior. A maioria desempenha funções operacionais, trabalha em escala de 24 horas, 38,8% trabalham de 11 a 15 anos na polícia. e 35,0% gostariam de iniciar nova carreira. Em termos materiais, itens como banco de dados, qualidade da munição, colete e máscara de gásforam bem avaliados, com notas entre 6,0 a 7,0 em 10,0. Enquanto o material de fiscalização de trânsito e a qualidade da arma de fogo receberam as piores avaliações, cujas notas foram abaixo de 3,1. A ausência de equipamentos (91,0%), falta de apoio do poder público (89,1%), o salário (82,6%) e a legislação (80,2%), são os principais obstáculos identificados pelos policiais para o seu desempenho no trabalho. Os principais agravos à saúde dos policiais foram as dores no pescoço e coluna (64,9%), dificuldades visuais (59,1%), rinite alérgica (46,4%), cefaleia (37,1%), sinusite (36,7%), doenças musculares (35,5%), hérnia de disco (32,2%), torção/luxação (24,8%), dor nervo ciático (21,7%), hipertensão (21,3%), doenças ósseas (19,3%) e indigestão (17,6%). Para os policiais o risco à sua integridade é total (100,0%) e se estende às suas famílias (92,4%). As principais vitimizações não letais foram a agressão verbal (33,0%), quedas (18,0%) e tentativas de homicídio (13,3%). O sofrimento psíquico atinge 36,6% dos policiais participantes. Os fatores associados ao sofrimento psíquico no modelo final foram a presença de filhos, possuir médio ou baixo apoio social, sentir-se insatisfeito ou nem satisfeito, nem insatisfeito com o trabalho, sentir dores de cabeça frequente ou enxaquecas e hérnia de disco ou dor ciática. Os resultados comprovaram a necessidade da PRF direcionar seu olhar para seus policiais, na criação e manutenção de elementos avaliativos da estrutura e controle do processo de trabalho, além da saúde dos policiais. Para tal fim, o estímulo e apoio a pesquisa é essencial aprofundar o debate dos achados dessa pesquisa.
Abstract
The Federal Highway Police (PRF), responsible for the safety of highways and roads, is an institution scarcely studied in Brazil and very little is known about its reality. Objectives - The present research aimed to identify the sociodemographic profile of federal highway policemen (PRF) and analyze health and work conditions within the Federal Highway Police of Rio de Janeiro State. Still, investigated the relationship between these work conditions and the psychic suffering of these workers. Materials and methods - In order to achieve the proposed objectives, a questionnaire was applied, anonymous and exempt from participation, which after the authorization from (PRF) and the approval from the Committee of Ethics in Research of FIOCRUZ, was sent by electronic mail to 821 federal highway policemen from Rio de Janeiro between August and November of 2019. From which, 214 answered questions about the professional and sociodemographic profile, work and health conditions, as well as social support scales and psychic suffering. Frequency analysis, summary statistics and associations were performed through logistic regression. The p-value variables <20.0% were selected for the modelo of logistic regression through the ‘backward’ method until the remaining variables of the final model, which variable answer was psychic suffering. Results - As a result, it was observed the predominancy of male policemen, pale-skinned, married, aged between 36 to 45, with post-secondary education. Most of these policemen have operational duties, working on 24-hour shifts, 38.8% have worked from 11 to 15 years in the corporation and 35.0% would like to start a new career. In material terms, items such as databases, ammunition quality, vests and gas masks were well evaluated, ranking 6.0 to 7.0 out of 10.0. While traffic monitoring materials and firearms quality received the worst evaluations with grades below 3.1. The lack of equipment (91.0%), the absence of government support (89.1%), wages (82.6%) and the legislation (80.2%) are the main obstacles identified by the policemen to do their work. The main damages to physical and mental health of the policemen are neck and spine pain (64.9%), visual impairment (59.1%), rhinitis (46.4%), headache (37.1%), sinusitis (36.7%), muscle diseases (35.5%), herniated disc (32.2%), dislocation/luxation (24.8%), sciatica (21.7%), hypertension (21.3%), bone diseases (19.3%) and indigestion (17.6%). As to the policemen, the risk to their integrity is total (100.0%) and this situation extends to their families (92.4%). The principal non-lethal victimizations were verbal aggressions (33.0%), falls (18.0%) and attempted murder (13.3%). Psychic Suffering reaches 36.6% of the participant policemen. The factors associated to psychic suffering in the final model were the presence of offspring, having medium to poor social assistance, feeling dissatisfied or not even satisfied, neither unsatisfied with their work, having frequent headaches or migraine, herniated disk or sciatica. The results proved the necessity of Federal Highway Police to guide its policemen through the creation and maintenance of structural evaluative elements and work process control, besides their health. For this reason, the motivation and support to research is essential to deepen the debate over the findings in this research.
Keywords in Portuguese
Polícia Rodoviária FederalProcesso de Trabalho
Segurança Pública
Risco
Vitimização
Trabalho
Saúde
Violência
Apoio Social
Sofrimento Psíquico
Keywords
Federal Highway PoliceWork
Work Process
Health
Violence
Public Safety
Risk
Victimization
Social Support
Psychic Suffering
DeCS
Saúde MentalTrabalho
Polícia
estatística e dados numéricos
Segurança
Sofrimento Psíquico
Condições de Trabalho
Nível de Saúde
Estradas
Violência
Apoio Social
Processo Saúde-Doença
Estudos Epidemiológicos
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
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