Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59335
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
MUSEUS DE CIÊNCIAS E DOCÊNCIA: EDUCAÇÃO MUSEAL E RELAÇÕES NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA
Museus de Ciências
Professores
Educação Museal
Cibercultura
Museus
Exposições Científicas
Docentes
Professores Escolares
Educação
Cultura
Internet
Barros, Aline Lopes Soares Pessoa de | Date Issued:
2022
Alternative title
Science and teaching museums: museum education and relationships in the context of cybercultureAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa investiga a construção de relações entre os museus de ciências com o público docente, estudantes das Licenciaturas e dos cursos de formação de professores em nível médio, no contexto da cibercultura. Leva em conta a existência de uma histórica e profícua relação museu-escola, potencializada, em tempos recentes, pelas tecnologias digitais em rede e suas práticas. No percurso do estudo, um primeiro objetivo específico tencionou compreender as formas possíveis de relações tecidas por docentes da educação básica e superior com museus e centros de ciências no contexto das redes sociais; um segundo objetivo, voltou-se a analisar iniciativas de colaboração tecidas entre docentes da educação básica e superior no contexto de ações educativas museais face à cibercultura; e, um terceiro, pretendeu investigar quais implicações essa relação vai trazer para os sujeitos (professores, museus e escola). O trabalho pautou-se pelos pressupostos da pesquisa social com abordagem qualitativa e como método de investigação e análise, primou pela perspectiva dialética. Como campo empírico, a pesquisa elencou três museus na cidade do Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins; Museu da Geodiversidade; e o Museu da Vida/Fiocruz. Quanto ao tratamento do material empírico produzido, foi utilizada a análise textual discursiva (ATD), considerando a integração a outras abordagens de análise. A ATD compreende três etapas: a desconstrução do corpus, a unitarização e a categorização, a fim de que se chegue à elaboração do metatexto. Através dessa metodologia a pesquisa reúne e analisa os enunciados dos sujeitos para averiguar em que medida a cibercultura perpassa e influencia o cotidiano dessas instituições museais. A investigação coloca em relevo a histórica relação museuescola/universidade-professor(a), para problematizar o modo como os discursos nesta direção são constituídos. Sobretudo, busca perceber quais os caminhos - postos e tecidos – pelos espaços-tempos de formação humana capazes de potencializar uma práxis renovada e transformadora.
Abstract
The research investigates the construction of relationships between science museums and teachers and teachers in initial training in the context of cyberculture. It takes into account the existence of a historical and fruitful museum-school relationship, enhanced, in recent times, by networked digital technologies and their practices. In the course of the study, a first specific objective intended to understand the possible forms of relationships woven by teachers of basic and higher education with museums and science centers in the context of social networks; a second objective was to analyze collaboration initiatives established between teachers of basic and higher education in the context of museum educational actions in the face of cyberculture; and, a third, intended to investigate what implications this relationship will bring to the subjects (teachers, museums and school). The work was guided by the assumptions of social research with a qualitative approach and as a method of investigation and analysis, it prioritized the dialectical perspective. As the empirical field, the research appointed to three museums in the city of Rio de Janeiro: Museum of Astronomy and Related Sciences; Geodiversity Museum; and the Museum of Life/Fiocruz. As for the processing of the empirical material produced, discursive textual analysis (DTA) was used, considering the integration with other analysis approaches. The DTA encloses three stages: the deconstruction of the corpus, the unitarization and the categorization, in order to elaborate of the metatext. Through this methodology, the research gathers and analyzes the utterances of the subjects to find out to what extent the cyberculture permeates and influences the daily life of these museum institutions. The investigation highlights the historical relationship between museum-school/university-teacher/professor, in order to problematize the way in which discourses in this direction are constituted. Above all, it seeks to understand which paths, by the space-times of human formation, are capable of enhancing a renewed and transforming praxis.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaMuseus de Ciências
Professores
Educação Museal
Cibercultura
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaMuseus
Exposições Científicas
Docentes
Professores Escolares
Educação
Cultura
Internet
Share