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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59371
NARRATIVAS PLURIVERSAIS EM PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS EM AFROPERSPECTIVA
Lopes, Maria Luiza de Oliveira Costa | Date Issued:
2022
Alternative title
Pluriversal narratives in science communication podcasts: an analysis of science content in afroperspectiveAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa teve como objetivo analisar como conteúdos de ciências afroreferenciados são representados em podcasts de Divulgação Científica no Brasil. Poucos estudos falam sobre as representações de ciências e de cientistas em podcasts de divulgação de ciência. Além disso, é importante que os podcasts construam episódios que não privilegiam apenas pesquisas e perspectivas eurocêntricas, mas que também abordem ciências e epistemologias africanas e afrodiaspóricas. Para a construção da amostra da pesquisa, foram selecionados 15 podcasts para serem analisados. Após, foi feita a seleção de 2 episódios em cada um desses programas. No total, foram analisados 30 episódios. Os critérios para incluir os podcasts e seus respectivos episódios na amostra de análise foram: estar presente em pelo menos uma das listas de podcasts de divulgação científica utilizadas como base na pesquisa e estar dentro do universo de podcasts que possuem episódios que abordam conteúdos afro referenciados. A partir dessa lista, os podcasts foram categorizados de acordo com a audiência, segundo a Podpesquisa 2019, e os 15 mais populares foram selecionados para compor a análise da presente pesquisa. Para analisar e discutir os dados, foi seguido um protocolo de análise que foi adaptado da pesquisa de Rodrigues (2019). Foi utilizado o marco teórico de representações sociais proposto por Moscovici (1978; 2015) e a metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Também foram usados como base para a discussão a perspectiva de Pluriversalidade pautada por Ramose (2011) e a Afroperspectiva, propostapor Noguera (2014). Depois da análise, foram encontradas as seguintes categorias de ciências: Ciência do Questionamento, Ciência e Ancestralidade, Ciência da Invenção, Ciência da Descoberta e Ciência Divertida. Além disso, foram encontradas as categorias de cientistas: Cientista Comprometido com a Sociedade, Cientista Humanizado, Cientista Questionador, Cientista Inspirador, Cientista Gênio e Cientista Curioso. Notou-se que alguns episódios mostraram a relação entre Ciência e Sociedade. Com relação a esse tema, notou-se as seguintes categorias: Cientistas Comprometidos com a Sociedade, a Ciência no cotidiano e Impacto da ciência ocidental na Sociedade. Além disso, com relação a Afroperspectiva e Pluriversalidade ao longo dos episódios, foram encontradas as categorias de Pluriversalidade Histórica, Pluriversalidade Metodológica e Pluriversalidade de Perspectivas. Realizar esse estudo permitiu comprovar as hipóteses iniciais da presente pesquisa de que os conteúdos analisados apresentariam perspectivas de Ciências Pluriversais e em Afroperspectiva, e também mostrariam em sua maioria representações de ciências e cientistas que romperiam com os estereótipos ocidentalizados. Um outro ponto importante ao analisar os podcasts no presente trabalho foi notar o quanto divulgadores científicos têm o potencial de assumir uma postura de Ndezi, ou seja, aquele que acende Sóis e desperta o que há de melhor em cada um, tornando o processo educativo e de comunicação dialógico, emancipador e pluriversal.
Abstract
The research aimed to analyze how Afro-referenced science content is represented in science communication podcasts in Brazil. Few studiestalk about the representations of science and scientists in science podcasts. Inaddition, it is important that podcasts address African and Afro-diasporic sciences and epistemologies, not only privilege Eurocentric research and perspectives. For the research sample, 15 podcasts were selected to be analyzed. Afterwards, the selection of 2 episodes in each of these programs was made. In total, 30 episodes were analyzed. The criteria for including podcasts and their respective episodes in the analysis sample were: being present in at least one of the lists of science communication podcasts used as a basis for the research and being within the universe of podcasts that have episodes that address Afro referenced content. From this list, podcasts were categorized according to audience, according to Podpesquisa 2019, and the 15 most popular were selected to compose the analysis of this research. To analyze and discuss the data, an analysis protocol was followed that was adapted from the research by Rodrigues (2019). The theoretical framework of social representations proposed by Moscovici (1978; 2015) and the content analysis methodology proposed by Bardin (2011) were used. Also it was used as a basis for the discussion the perspective of Pluriversality guided by Ramose (2011) and the Afroperspective, proposed by Noguera (2014). After the analysis, the following categories of science were found: Science of Inquiry, Science and Ancestry, Science of Invention, Science of Discovery and Fun Science. In addition, the categories of scientists were found: Scientist Committed to Society, Humanized Scientist, Questioning Scientist, Inspiring Scientist, Genius Scientist and Curious Scientist. It was noted that some episodes showed the relationship between Science and Society. Regarding this theme, the following categories were noted: Scientists Committed to Society, Science in everyday life and Impact of Western science on Society. In addition, with regard to Afroperspective and Pluriversality throughout the episodes, the categories of Historical Pluriversality, Methodological Pluriversality 11 and Pluriversality of Perspectives were found. Carrying out this study made it possible to prove the initial hypotheses of the present research that the analyzed contents would present perspectives of Pluriversal Sciences and in Afroperspective and would also show mostly representations of sciences and scientists that would break with westernized stereotypes. Another important point when analyzing the podcasts in the present work was to note how much science communicators have the potential to assume an Ndezi posture, that is, the one who lights up Suns and awakens the best in each one, making the educational process and of dialogical, emancipatory and pluriversal communication.
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