Advisor | Dias, Ieda Maria Ávila Vargas | |
Author | Santos, Hévane Virgínia dos | |
Access date | 2023-07-11T01:05:26Z | |
Available date | 2023-07-11T01:05:26Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SANTOS, Hévane Virgínia dos. Educação para a morte e cuidados paliativos: uma interface entre a formação profissional em enfermagem e a atuação no Sistema Único de Saúde. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Saúde)—Escola de Governo Fiocruz Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59502 | |
Abstract in Portuguese | Para que os Cuidados Paliativos(CP)se configurem como uma política pública consolidada no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que todos os atores envolvidos tenham capacitação necessária para a atuação nos espaços da assistência e da arena política. A presente pesquisatem como objetivogeral analisar a percepção dos educadoresde cursos de formação técnica emenfermagem sobre o desenvolvimento de objetivoseducacionaisvoltados para os CP e educação para a morte. O estudo, denatureza qualitativa, utilizou para a coleta de dadosEntrevistas Episódicas junto aprofessores enfermeiros vinculados à educação profissional em enfermagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foram utilizadas ferramentas digitais para a coleta de dados. A análisedestesdados deu-sepor meio da Análisede Discurso de Bardin. Foi observado que os educadores perceberam atravessamentos subjetivos no processo educativo, bem como a expressão de emoções pelos estudantes quando a morte e o morrer surgiram no cenário educacional. Os educadores consideram a formação dos futuros técnicos de enfermagem essencial para o aprimoramento do cuidado e a atuação na arena política dos CP no SUS e reconhecem seu processo educativo enquanto insuficiente para o cuidado aos morrentes e CP. É necessário, para o manejo dos resultados observados, a consideraçãoda Educação Integral dos indivíduos, abarcando todas as fases do seu desenvolvimento e trajeto educativo. Assim, os aspectos socioculturais serão capazes de abarcar a complexidade da formação profissional desses indivíduos, visando a transformação social da cultura do morrer e dos cuidados aos morrentes no SUS | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Cuidados Paliativos | en_US |
Subject in Portuguese | Educação para a morte | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Técnico em enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação técnica em enfermagem | en_US |
Title | Educação para a morte e cuidados paliativos: uma interface entre a formação profissional em enfermagem e a atuação no Sistema Único de Saúde | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022-08-24 | |
Departament | Escola de Governo Fiocruz Brasília | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | en_US |
Degree level | Mestrado Profissional | en_US |
Place of Defense | Brasília/DF | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde | en_US |
Abstract | To the purpose of palliative care to be listed as a public policy at the Sistema Único de Saúde (aka SUS), it is necessary that all the actors involved have the necessary capacity to Interact in the field of assistance and politics. The present abstract aims to analyze the perception of teachers of nursery’s assistant school over the development of educational goals aimed towards PC and education aimed towards death. The study, of quality nature, has used the data collection of epistolary interviews with nursery teachers linked to the professional education of nursery at Secretaria de Educação do Distrito Federal. It has ben used digital tools to collect the data. The analysis of these data has been based at the content analysis of Bardin. It has been noticed that the educators perceived subjective crossings at the educational process, as well as the expression of emotions from the student when the death and the dying came up in the educational field. The teachers considered the training of future nursery assistant essential to the improvement of the care and the performance in the politics field of PC at SUS and recognize their education process as not enough to the care of the dying and PC. It is necessary, to manage the obtained results, the consideration of full-time education of the subjects, reaching all the phases of its development and its educational path. Therefore, the sociocultural aspects will be able to reach the complexity of the professional qualification of these people, aiming the social transformation of the culture of dying and the care towards the dying at SUS | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Para que los Cuidados Paliativos (CP) se configuren como una política pública consolidada en
el Sistema Único de Saúde (SUS), se hace necesario que todos los actores involucrados tengan
capacitación necesaria para la actuación en los espacios de la asistencia y de la arena política.
La presente investigación tiene como objetivo general analizar la percepción de los educadores
de los cursos de capacitación técnica enfermería sobre el desarrollo de los objetivos
educacionales mirados hacia los CP y la educación para la muerte. El estudio, de naturaleza
cualitativa, se utiliza para la recolección de datos Entrevistas Episódicas junto al los profesores
enfermeros vinculados a la educación profesional en enfermería de la Secretaria de Educação
do Distrito Federal. Se han sido utilizadas herramientas digitales para la recolección de datos.
El análisis de estos datos se produjo por el medio de la Analís del Discurso de Bardin. Se
observó que los educadores percibieron circunvalaciones subjetivas en el proceso educativo,
así como la expresión de emociones por los estudiantes cuando la muerte y el morir han surgido
en la escena educacional. Los educadores consideran la formación de los futuros técnicos de
enfermería esencial para el perfeccionamiento del cuidado y la actuación en la arena política de
los CP en el SUS y reconocen su proceso educativo como insuficiente para el cuidado a los
moribundos y el CP. Es necesario, para el manejo de los resultados observados, la consideración
de la Educación Integral de los sujetos, incluyendo todas las fases de su desarrollo y el trayecto
educativo. Así, los aspectos socioculturales serán capaces de abarcar la complexidad de la
capacitación profesional de estos sujetos, mirando la transformación social de la cultura de lo
morir y de los cuidados hacia los moribundos en el SUS. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Palliative care | en_US |
Subject | Education to the death | en_US |
Subject | Nursery | en_US |
Subject | Nursing assistant | en_US |
Subject | Nursing assistant education | en_US |
Subject in Spanish | Cuidados paliativos | en_US |
Subject in Spanish | Educación para la muerte | en_US |
Subject in Spanish | Enfermería | en_US |
Subject in Spanish | Técnico de enfermería | en_US |
Subject in Spanish | Capacitación técnica en enfermería | en_US |
Member of the board | Dias, Ieda Maria Ávila Vargas | |
Member of the board | Severo, Fernanda Maria Duarte | |
Member of the board | Miessa Ruiz, Erasmo | |
DeCS | Cuidados Paliativos | en_US |
DeCS | Papel do Profissional de Enfermagem | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |