Author | Araujo, Eveline Stella de | |
Author | Benato, Arielly Cristina de Moura Grande | |
Access date | 2023-07-25T18:40:37Z | |
Available date | 2023-07-25T18:40:37Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | ARAUJO, Eveline Stella de; BENATO, Arielly Cristina de Moura Grande. Ciência e comunicação: a presença de instituições brasileiras no YouTube. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 332-348. abr./jun. 2023. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59776 | |
Description | A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS) é organizada, gerenciada e editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos, em português, inglês, espanhol ou francês, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. As submissões à RECIIS são em fluxo contínuo. Apenas para os textos propostos aos dossiês temáticos, há um período específico para submissão, conforme indicado em Notícias. Os meses de publicação das edições são: março, junho, setembro e dezembro, com possibilidade de ahead of print. A RECIIS não cobra taxa de processamento de artigo, o que inclui avaliação, edição, publicação, distribuição e acesso dos manuscritos submetidos. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/index | en_US |
Abstract in Portuguese | No Brasil, somou-se à infodemia um processo de negacionismo e descrédito das ciências pelo espalhamento de fake news on-line, agravando as consequências da covid-19. A hipótese desse artigo é que as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e de web semântica podem melhorar significativamente a construção da presença digital de canais institucionais de ciência no Brasil, no combate às fake news. O objetivo é descrever e analisar dois canais institucionais no YouTube de produção pública da ciência. Para tal, foi utilizado o método quanti-quali, com métricas do Social Blade, observação direta e aplicação de questionário. Nos resultados, constatou-se a preferência por vídeos de curta duração, com diferenças substanciais no estilo artístico e narrativo. Os conteúdos geraram conversações e reações externas à academia, devido a circulação em outras redes sociais digitais. Conclui-se que o aprimoramento das técnicas de otimização nos dois canais, a partir da utilização de hashtags apropriadas e títulos mais atrativos ampliou o público final. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/ICICT | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação da ciência | en_US |
Subject in Portuguese | Desinformação | en_US |
Subject in Portuguese | Artigo audiovisual científico | en_US |
Subject in Portuguese | Infodemia | en_US |
Subject in Portuguese | Estratégias digitais | en_US |
Title | Ciência e comunicação: a presença de instituições brasileiras no YouTube | en_US |
Alternative title | Science and communication: the presence of Brazilian institutions on YouTube | en_US |
Alternative title | Ciencia y comunicación: la presencia de instituciones brasileñas en YouTube | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v17i2.3228 | |
Abstract | In Brazil, infodemic was added to a process of denial and discrediting of science by spreading fake news online, aggravating the consequences of covid-19. This article hypothesizes that Search Engine Optimization (SEO) and web semantic strategies can improve the construction of the digital presence of public and institutional science YouTube channels in Brazil, in the fight against fake news. The objective is to describe and analize two institutional channels of public science production on YouTube. For that, we used the quanti-quali method, with Social Blade metrics, direct observation, and questionnaire application. Concerning the results, we came up with short videos with substantial differences in artistic design andnarrative style. Having circulated in other digital social networks, the contents generated conversations andreactions outside the academy. In conclusion, improving the optimization techniques on both channels,with appropriate hashtags and more attractive titles, broadened the final audience. | |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En Brasil, un proceso de negación y descrédito de la ciencia a través de la difusión de noticias falsas en línea se sumó a la infodemia, agravando las consecuencias del covid-19. La hipótesis de este artículo es que las estrategias de optimización de motores de búsqueda (SEO) y web semántica pueden mejorar significativamente la construcción de la presencia digital de los canales de ciencia institucionales en Brasil, en la lucha contra las noticias falsas. El objetivo es describir y analizar dos canales institucionales de YouTube de producción científica pública. Para ello se utilizó el método cuantitativo-cuali, con métricas de Social Blade, observación directa y aplicación de un cuestionario. En los resultados, hubo una preferencia por los videos cortos, con diferencias sustanciales en el estilo artístico y narrativo. Los contenidos generaron conversaciones y reacciones fuera de la academia, debido a la circulación en otras redes sociales digitales. Se concluye que la mejora de las técnicas de optimización en ambos canales, a partir del uso de hashtags adecuados y títulos más atractivos, incrementó la audiencia final. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil / Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados. Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. São Paulo, SP, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil. | |
Subject | Science communication | en_US |
Subject | Disinformation | en_US |
Subject | Scientific audio-visual article | en_US |
Subject | Infodemic | en_US |
Subject | Digital strategies | en_US |
Subject in Spanish | Comunicación científica | en_US |
Subject in Spanish | Desinformación | en_US |
Subject in Spanish | Artículo científico audiovisual | en_US |
Subject in Spanish | Infodemia | en_US |
Subject in Spanish | Estrategias digitales | en_US |