Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59776
CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO: A PRESENÇA DE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS NO YOUTUBE
Ciencia y comunicación: la presencia de instituciones brasileñas en YouTube
Desinformação
Artigo audiovisual científico
Infodemia
Estratégias digitais
Disinformation
Scientific audio-visual article
Infodemic
Digital strategies
Desinformación
Artículo científico audiovisual
Infodemia
Estrategias digitales
Alternative title
Science and communication: the presence of Brazilian institutions on YouTubeCiencia y comunicación: la presencia de instituciones brasileñas en YouTube
Affilliation
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil / Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados. Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil.
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
No Brasil, somou-se à infodemia um processo de negacionismo e descrédito das ciências pelo espalhamento de fake news on-line, agravando as consequências da covid-19. A hipótese desse artigo é que as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e de web semântica podem melhorar significativamente a construção da presença digital de canais institucionais de ciência no Brasil, no combate às fake news. O objetivo é descrever e analisar dois canais institucionais no YouTube de produção pública da ciência. Para tal, foi utilizado o método quanti-quali, com métricas do Social Blade, observação direta e aplicação de questionário. Nos resultados, constatou-se a preferência por vídeos de curta duração, com diferenças substanciais no estilo artístico e narrativo. Os conteúdos geraram conversações e reações externas à academia, devido a circulação em outras redes sociais digitais. Conclui-se que o aprimoramento das técnicas de otimização nos dois canais, a partir da utilização de hashtags apropriadas e títulos mais atrativos ampliou o público final.
Abstract
In Brazil, infodemic was added to a process of denial and discrediting of science by spreading fake news online, aggravating the consequences of covid-19. This article hypothesizes that Search Engine Optimization (SEO) and web semantic strategies can improve the construction of the digital presence of public and institutional science YouTube channels in Brazil, in the fight against fake news. The objective is to describe and analize two institutional channels of public science production on YouTube. For that, we used the quanti-quali method, with Social Blade metrics, direct observation, and questionnaire application. Concerning the results, we came up with short videos with substantial differences in artistic design andnarrative style. Having circulated in other digital social networks, the contents generated conversations andreactions outside the academy. In conclusion, improving the optimization techniques on both channels,with appropriate hashtags and more attractive titles, broadened the final audience.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
En Brasil, un proceso de negación y descrédito de la ciencia a través de la difusión de noticias falsas en línea se sumó a la infodemia, agravando las consecuencias del covid-19. La hipótesis de este artículo es que las estrategias de optimización de motores de búsqueda (SEO) y web semántica pueden mejorar significativamente la construcción de la presencia digital de los canales de ciencia institucionales en Brasil, en la lucha contra las noticias falsas. El objetivo es describir y analizar dos canales institucionales de YouTube de producción científica pública. Para ello se utilizó el método cuantitativo-cuali, con métricas de Social Blade, observación directa y aplicación de un cuestionario. En los resultados, hubo una preferencia por los videos cortos, con diferencias sustanciales en el estilo artístico y narrativo. Los contenidos generaron conversaciones y reacciones fuera de la academia, debido a la circulación en otras redes sociales digitales. Se concluye que la mejora de las técnicas de optimización en ambos canales, a partir del uso de hashtags adecuados y títulos más atractivos, incrementó la audiencia final.
Keywords in Portuguese
Comunicação da ciênciaDesinformação
Artigo audiovisual científico
Infodemia
Estratégias digitais
Keywords
Science communicationDisinformation
Scientific audio-visual article
Infodemic
Digital strategies
Keywords in Spanish
Comunicación científicaDesinformación
Artículo científico audiovisual
Infodemia
Estrategias digitales
Share