Author | Tonolli, Paulo Newton | |
Author | Franco, Fernando Faria | |
Author | Silva, Antônio Fernando Gouvêa | |
Access date | 2023-08-10T13:37:19Z | |
Available date | 2023-08-10T13:37:19Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | TONOLLI, Paulo Newton; FRANCO, Fernando Faria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 28, n. 3, p. 727-744,
jul./set. 2021. | en_US |
ISSN | 0104-5970 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60011 | |
Description | A revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos é uma publicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Lançada em julho de 1994, a revista publica artigos e notas de pesquisa inéditos, documentos e imagens de valor histórico, debates, entrevistas e resenhas de livros e produções digitais relevantes para a história das ciências e da saúde, aprovados por integrantes do conselho editorial ou pareceristas ad hoc. Desde 2023, adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos, mas com eventuais dossiês temáticos. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/COC | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Bioquímica | en_US |
Subject in Portuguese | Enzimas | en_US |
Subject in Portuguese | Livro Didático | en_US |
Subject in Portuguese | História e Filosofia da Ciência | en_US |
Title | A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia | en_US |
Alternative title | Historical construction of the concept of the enzyme and approaches in biology textbooks | en_US |
Type | Article | |
DOI | 10.1590/S0104-59702021000300006 | |
Abstract | The use of the history and philosophy of science in teaching and learning is commonly neglected, linear, and/or out of context in textbooks. This article investigates whether this also occurs with the concept of enzymes. A brief review of the literature establishes the theoretical foundation to investigate how the concept of enzymes is presented in nine textbooks, following three different lines of analysis. A general lack of interconnection was seen in biochemistry topics, with enzymes usually only presented via the “lock-and-key” model, which does not best represent their complexity. Furthermore, conceptual limitations resulting from a lack of historical contextualization (partial or complete) were also observed. | en_US |
Affilliation | Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco. Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. | |
Affilliation | Departamento de Biologia. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, SP, Brasil. | |
Affilliation | Departamento de Ciências Humanas e Educação. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, SP, Brasil. | |
Subject | Biochemistry | en_US |
Subject | Biology Teaching | en_US |
Subject | Enzymes | en_US |
Subject | Textbook | en_US |
Subject | History and Philosophy of Science | en_US |
DeCS | Bioquímica | en_US |
DeCS | Biologia | en_US |
DeCS | Filosofia | en_US |
DeCS | Ciência | en_US |
DeCS | História | en_US |
e-ISSN | 1678-4758 | |