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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60011
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE ENZIMA E SUA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Alternative title
Historical construction of the concept of the enzyme and approaches in biology textbooksAffilliation
Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco. Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Departamento de Biologia. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, SP, Brasil.
Departamento de Ciências Humanas e Educação. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, SP, Brasil.
Departamento de Biologia. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, SP, Brasil.
Departamento de Ciências Humanas e Educação. Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático.
Abstract
The use of the history and philosophy of science in teaching and learning is commonly neglected, linear, and/or out of context in textbooks. This article investigates whether this also occurs with the concept of enzymes. A brief review of the literature establishes the theoretical foundation to investigate how the concept of enzymes is presented in nine textbooks, following three different lines of analysis. A general lack of interconnection was seen in biochemistry topics, with enzymes usually only presented via the “lock-and-key” model, which does not best represent their complexity. Furthermore, conceptual limitations resulting from a lack of historical contextualization (partial or complete) were also observed.
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