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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60063
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO BASEADA EM INTELIGÊNCIA
Inteligência
Teoria das Inteligências Múltiplas
Promoção da Saúde
Alfabetização em Saúde
Intelligence
Multiple Intelligences Theory
Health Promotion
Health Literacy
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Biblioteca de Manguinhos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Abstract in Portuguese
Correlaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para o desenvolvimento de subsídios para o aprimoramento das competências na utilização da informação no âmbito da Saúde. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo e qualitativo utilizando como métodos de coleta de dados a revisão bibliográfica convencional aliada à
abordagem metodológica de revisão sistemática da literatura. Foram identificadas cento e noventa e cinco características, habilidades e/ou competências essenciais específicas das oito Inteligências Múltiplas e estabelecidas as potenciais correlações com o modelo de Competência em Informação, assim como se evidenciaram as lacunas existentes entre ambas as competências. Para fins de delimitação deste trabalho, optou-se por explorar a Inteligência
Linguística – uma das oito que compõem as Inteligências Múltiplas. Pôde-se inferir que a correlação observada entre as habilidades cognitivas que compõem e caracterizam as Inteligências Múltiplas e a Competência em Informação é evidente, de maneira geral, em verbos de ação, os quais caracterizam também o conceito nuclear de cada inteligência ou competência. Assim, pode-se dizer que estes verbos de ação são igualmente importantes para direcionar os processos e conteúdos dos programas de capacitação informacional de usuários leigos, proporcionando o estímulo para ambas as competências – cognitivas e em informação – e contribuindo potencialmente para o aprendizado ao longo da vida. Como resultados obtidos da revisão sistemática da literatura, foram analisadas trinta e nove publicações, sendo considerados sete artigos pertinentes, com especial destaque às pesquisas empíricas relatadas
nestes trabalhos. Pode-se concluir que o estímulo às inteligências favorece o desenvolvimento da Competência em Informação, bem como o estímulo à Competência em Informação favorece o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, evidenciando, mais uma vez, a relação de reciprocidade entre ambas as competências.
Abstract
Correlate Multiple Intelligence’s cognitive skills to Information Literacy model’s informational skills in order to contribute to the development and improvement of competences to use information at health studies. The research followed a descriptive and qualitative approach, where data were collected from systematic bibliographic and literature review. There were identified one hundred ninety-five characteristics, skills and / or specific core competencies from the eight Multiple Intelligences and there were established potential correlations with the Information Literacy model, as well as highlighted the gaps between the competences. In order to scope this study, the Linguistic Intelligence – one of the eight Multiple Intelligences – was exploited. It was possible assume that the noticed correlation between that cognitive skills which characterize Multiple Intelligences theory and Information Literacy is evident, in general, to action verbs, also characterizing the core concept of each intelligence or competence. Then, it is possible to say that these action verbs are even important to define training programs’ processes and content for lay users, providing the
stimulus for both skills – cognitive and information – and contributing to learning for the whole life. As literature review’s results, there were analyzed thirty-nine publications, in which seven articles were relevant, with emphasis on empirical research mentioned. It was possible to conclude that the intelligences’ stimulating process is positive to Information Literacy development, as well as the Information Literacy encouragement contribute to Multiple Intelligences development, showing again the reciprocal relationship between both powers.
Keywords in Portuguese
Competência em InformaçãoInteligência
Teoria das Inteligências Múltiplas
Promoção da Saúde
Alfabetização em Saúde
Keywords
Information LiteracyIntelligence
Multiple Intelligences Theory
Health Promotion
Health Literacy
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