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Autor | Warde, Mirian Jorge | |
Autor | Rocha, Ana Cristina Santos Matos | |
Fecha de acceso | 2023-08-15T18:49:26Z | |
Fecha de disponibilización | 2023-08-15T18:49:26Z | |
Fecha de publicación | 2018 | |
Referencia | WARDE, Mirian Jorge; ROCHA, Ana Cristina Santos Matos. Feminização do magistério e masculinização do comando educacional: estudos no Teachers College da Universidade de Columbia (1927-1935). Educar em Revista, Paraná, v. 34, n. 70, p. 35-50, ago. 2018. | en_US |
ISSN | 0104-4060 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60103 | |
Resumen en Portugués | Embora o professorado tenha se feminizado a partir de meados do século XIX - em praticamente todos os países ocidentais - os postos mais altos da administração e a condução intelectual da instrução pública permaneceram dominantemente masculinos. Neste artigo, fazemos, preliminarmente, uma breve aproximação à historiografia que nos informa sobre os processos de feminização do magistério primário nos Estados Unidos e no Brasil. Em seguida, colocamos o foco no Teachers College da Universidade de Columbia, instituição que, criada com foco na mulher, passa em curto tempo ao controle masculino. Por fim, apresentamos casos de brasileiros e brasileiras que estudaram no Teachers College entre as décadas de 1920 e 1930. Esses expressam, em suas trajetórias, as condições desiguais de profissionalização e ascensão na carreira. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Teachers College | en_US |
Palabras clave en Portugués | Universidade de Columbia | en_US |
Palabras clave en Portugués | Feminização do magistério | en_US |
Palabras clave en Portugués | Intelectuais da educação | en_US |
Palabras clave en Portugués | Viagens de estudo | en_US |
Título | Feminização do magistério e masculinização do comando educacional: estudos no Teachers College da Universidade de Columbia (1927-1935) | en_US |
Tipo del documento | Article | |
Resumen en Inglés | Although the school teaching became feminized from the middle of the 19th century onwards - in practically all Western countries - the highest administration posts and the intellectual conduction of public instruction remained predominantly masculine. In this article, first we briefly approach the historiography that informs us about the feminization processes of primary teaching in the United States and Brazil. Next, we focus on Teachers College at Columbia University, an institution that was initially created with a focus on women and, passed, in short time, to male control. Finally, we present cases of Brazilian women and men who studied at Teachers College between the 1920s and 1930s and who, in their trajectories, express the unequal conditions of professionalization and career advancement. | en_US |
Afiliación | Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. Guarulhos, SP, Brasil. | |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | Teachers College | en_US |
Palavras clave en Inglês | Columbia University | en_US |
Palavras clave en Inglês | Feminization of school teaching | en_US |
Palavras clave en Inglês | Education intellectuals | en_US |
Palavras clave en Inglês | Academic travels | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |
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COC - Artigos de Periódicos [1233]