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04 Educação de qualidadeCollections
- COC - Artigos de Periódicos [1106]
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FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E MASCULINIZAÇÃO DO COMANDO EDUCACIONAL: ESTUDOS NO TEACHERS COLLEGE DA UNIVERSIDADE DE COLUMBIA (1927-1935)
Universidade de Columbia
Feminização do magistério
Intelectuais da educação
Viagens de estudo
Columbia University
Feminization of school teaching
Education intellectuals
Academic travels
Affilliation
Universidade Federal de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. Guarulhos, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Embora o professorado tenha se feminizado a partir de meados do século XIX - em praticamente todos os países ocidentais - os postos mais altos da administração e a condução intelectual da instrução pública permaneceram dominantemente masculinos. Neste artigo, fazemos, preliminarmente, uma breve aproximação à historiografia que nos informa sobre os processos de feminização do magistério primário nos Estados Unidos e no Brasil. Em seguida, colocamos o foco no Teachers College da Universidade de Columbia, instituição que, criada com foco na mulher, passa em curto tempo ao controle masculino. Por fim, apresentamos casos de brasileiros e brasileiras que estudaram no Teachers College entre as décadas de 1920 e 1930. Esses expressam, em suas trajetórias, as condições desiguais de profissionalização e ascensão na carreira.
Abstract
Although the school teaching became feminized from the middle of the 19th century onwards - in practically all Western countries - the highest administration posts and the intellectual conduction of public instruction remained predominantly masculine. In this article, first we briefly approach the historiography that informs us about the feminization processes of primary teaching in the United States and Brazil. Next, we focus on Teachers College at Columbia University, an institution that was initially created with a focus on women and, passed, in short time, to male control. Finally, we present cases of Brazilian women and men who studied at Teachers College between the 1920s and 1930s and who, in their trajectories, express the unequal conditions of professionalization and career advancement.
Keywords in Portuguese
Teachers CollegeUniversidade de Columbia
Feminização do magistério
Intelectuais da educação
Viagens de estudo
Keywords
Teachers CollegeColumbia University
Feminization of school teaching
Education intellectuals
Academic travels
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