Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60123
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1199]
Metadata
Show full item record
“EDUCANDO COM O LIVRO E A ENXADA”: ROBERT KING HALL E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RURAL DO INEP (1949-1951)
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Sergipe. Aracajú, SE, Brasil
Universidade Federal de Sergipe. Aracajú, SE, Brasil
Abstract in Portuguese
Este artigo analisa a colaboração do pesquisador estadunidense Robert King Hall junto ao programa de educação rural, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) na década de 1940, no Brasil. Lançado pelo governo federal em 1946, o projeto tinha como metas combater os altos índices de analfabetismo, promover uma maior qualificação da mão de obra no campo e conter o êxodo rural. Coube ao INEP organizar, coordenar e fiscalizar a construção de escolas rurais, além de promover a capacitação dos docentes que atuariam nestas instituições. Em 1949, Hall foi convidado pelo instituto para trabalhar como técnico, ministrando um curso para professores primários no Rio de Janeiro e fazendo uma análise do projeto. Nosso trabalho estuda a influência de Hall junto ao programa. Para tanto, examinamos os relatórios produzidos pelo pesquisador e publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, matérias de jornais e também leis e decretos referentes ao ensino rural. Enquanto pesquisador estrangeiro e colaborador do INEP, Hall realizou uma análise crítica, indicando mudanças importantes a serem realizadas no projeto. Ao mesmo tempo em que propunha reformas baseadas em experiências e referencias estadunidenses.
Abstract
The purpose of this article is to analyze the contribution of the American researcher Robert King Hall to the rural education program, coordinated by the National Institute of Pedagogical Studies (INEP), at the 1940 decade, in Brazil. The project aimed to fight high rates of illiteracy, promote a greater qualification of labor on the field and contain rural exodus. It was incumbent upon INEP to organization, coordination, and inspection of rural school construction, besides promoting the training of the Teachers who would act in those institutions. In 1949, Hall was hired by the institute to work as a technician, teaching an improvement course for primary Teachers in Rio de Janeiro and to produce an analysis of the program. The paper examines the reports produced by the American researcher about the program, published in the Brazilian Magazine of Pedagogical Studies, newspaper articles, laws and decrees referring to rural education. As a foreign researcher and collaborator of the INEP, Hall did a critical analysis, pointing changes to be executed in the Project. At the same time, he proposed a rural teaching model based on American experience and references.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El propósito de este artículo es analizar la colaboración del investigador estadounidense Robert King Hall con el programa de educación rural, coordinado por el Instituto Nacional de Estudios Pedagógicos (INEP) en la década de 1940, en Brasil. El proyecto fue lanzado por el gobierno federal en 1946 y tenía como objetivos combatir los altos índices de analfabetismo, promoviendo una mayor calificación de la mano de obra en el campo y contener el éxodo rural. Incumbió a INEP organizar, coordinar y inspeccionar la construcción de escuelas rurales, además de promocionar la capacitación de los docentes que actuarían en estas instituciones. En 1949, Hall fue invitado por el instituto para trabajar como técnico, suministrando un curso para profesores primarios en Río de Janeiro y haciendo
un análisis del proyecto. Nuestro objetivo fue detectar los posicionamientos de Hall en relación a la enseñanza rural brasileña, evaluando el grado de influencia que él pudo haber ejercido junto al programa. Para ello, examinamos los informes producidos por el investigador y publicados en la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, materias de periódicos y también leyes y decretos referentes a la enseñanza rural. Como investigador extranjero y colaborador del INEP, Hall realizó un análisis crítico, indicando cambios importantes a ser realizados en el proyecto. A la vez que proponía reformas basadas en experiencias y referencias estadunidenses.
Share