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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60143
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DA VI REGIONAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO
Educação em saúde
Política de saúde
Regionalização da saúde
Barros, Thayse Cavalcante | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Ministério da Saúde propôs a educação permanente como estratégia de
transformação das práticas de formação, de atenção, de gestão, de formulação de
políticas, de participação popular e do controle social no setor da saúde. Em 2007, foi
publicada a Portaria nº 1996/2007, com o objetivo de normatização para a organização
dos processos de gestão da educação na saúde, nas diferentes esferas. Houve um
avanço na política no âmbito regional, por meio da criação dos Colegiados de Gestão
Regional (CGR) e a criação das Comissões Permanentes de Integração EnsinoServiço (CIES). A CIES é a instância de articulação regional interinstitucional que,
juntamente com a Comissão Intergestora Regional (CIR), conduz a Política Nacional
de Educação Permanente em Saúde. Em Pernambuco, a estruturação da política foi
iniciada em 2008, com a criação de cinco CIES que, posteriormente, foram ampliadas
para as 12 regionais de saúde do Estado, além da comissão estadual. Assim, o
presente estudo objetivou compreender o processo de construção da educação
permanente em saúde, na VI Região de Saúde de Pernambuco. Trata-se de um
estudo de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio
de análise documental e aplicação de questionário, desenvolvido no Google Forms e
enviado aos gestores dos 13 municípios da regional, bem como para todos os
membros ativos da CIES. Os dados dos questionários foram investigados por análise
de estatística e, para as perguntas abertas (optativas), recorreu-se à análise de
conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin. Contatou-se que, apesar de passados
mais de 10 anos desde a implantação da Política de Educação Permanente em
Saúde, a VI regional de saúde passa ainda por várias dificuldades para sua
consolidação, não tendo um processo acabado de implementação, passando por
várias dificuldades destacando-se principalmente a questão do financiamento. Existe
pouca interação e conhecimento da importância da educação permanente em saúde
por parte dos gestores, que ainda confundem os termos educação continuada e
educação permanente.
Abstract
The Ministry of Health proposed permanent education as a strategy for transforming
training, care, management, policy-making, popular participation and social control
practices in the health sector. In 2007, the GM / MS decree is published No. 1996/2007
with the objective of standardization for the organization of health education
management processes, in different spheres. There was an advance in politics at the
regional level, through the creation of the Regional Management Co-ordinates (CGR)
and the creation of the Permanent Commissions for Teaching-Service Integration
(CIES). CIES is the instance of regional interinstitutional articulation that, together with
the Regional Intergovernmental Commission (CIR), conducts the National Policy for
Permanent Education in Health. In Pernambuco, the structuring of the Policy was
initiated in 2008, with the creation of five CIES, which was later expanded to the 12
regional health departments in the state, in addition to the state commission. Thus, the
present study aimed to understand the process of construction of Permanent
Education in Health, in the VI Health region of Pernambuco. This is a study with a
qualitative and quantitative approach. Data collection took place through document
analysis and the application of a questionnaire developed in Google Forms, which was
sent to the managers of the 13 municipalities in the region and to all active members
of CIES. The questionnaire data were analyzed by statistical analysis and for open
questions (optional), Content Analysis was used in the perspective of Bardin (2009). It
was found that despite the fact that more than 10 years have passed since the
implementation of the Permanent Health Education Policy, the VI regional health
sector still faces several difficulties for its consolidation, not having a finished process
of implementation, and going through several difficulties, especially the issue of
financing. There is still little interaction and knowledge of the importance of EPS on the
part of managers, they confuse the terms continuing education and permanent
education.
Keywords in Portuguese
Educação continuadaEducação em saúde
Política de saúde
Regionalização da saúde
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