Author | Tolentino, Keylla Geovanna Laureano | |
Author | Nascimento, Edinalva Neves | |
Author | Lemos, Alysson Feliciano | |
Author | Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo | |
Access date | 2023-09-13T01:28:03Z | |
Available date | 2023-09-13T01:28:03Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | TOLENTINO, Keylla Geovanna Laureano et al. Recursos educacionais em fonoaudiologia: ações de educação permanente em saúde. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 37-46, 2022. | en_US |
ISSN | 2178-7085 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60445 | |
Abstract in Portuguese | Objetivo: Identificar recursos educacionais específicos aplicados em Fonoaudiologia publicados no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde bem como as características dos recursos e das instituições participantes. Metodologia: Foi
pesquisado o termo “Fonoaudiologia” no campo de busca do acervo, utilizando filtros e registro completo de cada recurso
oferecido pelo acervo, com preenchimento de um protocolo. Resultados: Foram encontrados 48 recursos disponíveis associados ao termo “Fonoaudiologia” e dois estiveram inacessíveis. Os recursos acessíveis foram disponibilizados em português
brasileiros e direcionados à educação de nível superior. Os resultados observados nos protocolos indicam que os recursos
disponíveis eram de três tipos: texto (em formato pdf), vídeo (em formato MPEG-4) e material multimídia (HTML), formato em
que a maioria dos recursos se encontra. Os assuntos gerais abordados nos recursos foram: acidentes e violência, saúde da
pessoa idosa e promoção da saúde e educação em saúde. Relacionados a esses temas gerais como linguagem, cognição,
audição, disfagia, envelhecimento, equilíbrio, triagem fonoaudiológica, motricidade orofacial, voz, gênero, família, atuação
profissional, geriatria, gerontologia e biossegurança. O número de colaboradores envolvidos na criação e desenvolvimento
dos recursos variou de três a 25 indivíduos. O período de tempo com maior quantidade de publicações de recursos ocorreu
entre 2014 e 2015. As instituições envolvidas nas publicações dos recursos encontrados foram: Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC), essa com maior quantidade de publicações. Quanto aos objetivos específicos e educacionais dos recursos, foi identificada a abordagem do papel do fonoaudiólogo na atenção à pessoa idosa na atenção
básica, na assistência e atendimento contra violência e a atuação do profissional fonoaudiólogo na atenção básica assim
como atualizar o profissional da saúde acerca das políticas públicas aplicadas em sua prática. Conclusão: Concluiu-se que
há recursos educacionais no ARES sobre Fonoaudiologia, disponíveis para utilização nas ações de educação permanente
em saúde. Entretanto, se faz necessário maior investimento na publicação de recursos educacionais com assuntos específicos da Fonoaudiologia, facilitando as ações de educação permanente realizadas na prática profissional, assim como
ampliando as oportunidades de ensino dos docentes na aprendizagem de estudantes de graduação e de pós-graduação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Rede UNA-SUS | en_US |
Rights | open access | en_US |
MeSH | Speech-Language Pathology | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Aprendizagem | en_US |
Subject in Portuguese | Universidades | en_US |
Subject in Portuguese | Tecnologia | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação | en_US |
Title | Recursos educacionais em fonoaudiologia: ações de educação permanente em saúde | en_US |
Alternative title | Educational resources in speech therapy: permanent health education actions | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | To identify specific educational resources apply in speech therapy published in Collection of Educational
Resources in Health, as well as the characteristics of the participating institutions and resources. Methodology: To find resources related to the field of speech therapy, the term “speech therapy” was searched in the search field of the collection. Using
filters and complete registration of each resource offered by the collection, it was possible to elaborate a protocol with all the
necessary requirements to perform this research. Results: We found 48 available resources associated with the term “speech
therapy” Two of the 48 resources were inaccessible, however, accessible resources was available in Brazilian Portuguese and
directed to higher education. The results observed in the protocol indicated that resources were available into three types:
text (in pdf format), video (in MPEG-4 format) and multimedia material (HTML), the format in which most resources are found.
The general topics addressed in the resources were: accidents and violence, health of the elderly and health promotion and
health education. Related to these general themes how language, cognition, hearing, dysphagia, aging, balance, speech-
-language screening, orofacial motricity, voice, gender, family, professional practice, geriatrics, gerontology and biosafety. The number of employees involved in the creation and development of resources ranges from three to 25 individuals. The
time period with the largest amount of resource publications occurred between 2014 and 2015. The institutions involved in the
resource publications found were: Federal University of Minas Gerais (UFMG), State University of Rio de Janeiro (UERJ), Federal
University of Maranhão (UFMA) and Federal University of Santa Catarina (UFSC), which has the largest number of publications.
Regarding the specific and educational objectives of the resources, it was identified the approach of the speech therapist
role in the care of the elderly in primary care, assistance and care against violence and the speech therapist professional
performance in primary care as well as updating the health professional about the public policies applied in its practice. Conclusion: It was concluded that there are 48 educational resources available in ARES, available for use in permanent health
education actions. However, it is necessary to invest more in the publication of educational resources with specific subjects of
speech therapy, facilitating the continuing education actions carried out in professional practice, as well as expanding the
teaching opportunities of teachers in the learning of undergraduate and graduate students. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Learning | en_US |
Subject | Universities | en_US |
Subject | Technology | en_US |
Subject | Comunication | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Aprendizagem | en_US |
DeCS | Educação a Distância | en_US |
DeCS | Fonoaudiologia | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |