Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61055
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: UM OBSERVATÓRIO DOS ACIDENTES DE TRANSPORTES TERRESTRE
Serviços Médicos de Emergência
Perfil de Saúde
Distribuição Espacial da População
Causas Externas
Emergency Medical Services
Health Profile
Spatial Distribution of Population
External Causes
Servicios médicos de emergencia
Perfil de salud
Distribución espacial de la población
Causas externas
Cabral, Amanda Priscila de Santana | Date Issued:
2009
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Engenharia Cartográfica. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Engenharia Cartográfica. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O conhecimento dos diferentes tipos de acidentes de transportes terrestres e suas
vítimas é fundamental para a definição de políticas de prevenção e controle desses
agravos e das mortes por eles causados. Sabendo da importância do detalhamento
em nível local, objetivou-se por meio dos dados o Samu-192 Olinda, analisar o perfil
das vítimas do trânsito e caracterizar a distribuição do evento a partir de diferentes
técnicas de análise espacial. Trata-se de um estudo misto: transversal e ecológico,
utilizando as ocorrências por acidentes de transportes terrestres em Olinda,
Pernambuco, entre julho de 2006 a junho de 2007. A análise da distribuição espacial
dos atendimentos, rotineiramente georreferenciados, foi realizada com aplicação das
análises de Kernel único, Estatística de Scan e Índice de Moran. Pedestres,
ocupantes de motocicleta e ciclistas concentraram mais de 80% dos atendimentos;
predomínio do sexo masculino (78,9%) e da faixa etária entre 20 e 39 anos (65,0%).
A maior concentração de atendimento foi em finais de semana (56,1%; χ² = 123,7;
p<0,001); enquanto de segunda a quinta-feiras, 52,0% dos atendimentos se
concentraram das 6h00 às 17h59, nos finais de semana, no período das 18h00 às
5h59 ocorreram aproximadamente 57,0% das ocorrências. Motocicletas estão
envolvidas em 68% dos acidentes e em 54% dos atropelamentos. Cerca de 15% dos
atendimentos foram resolvidos no próprio local de ocorrência, sem necessidade de
encaminhamento para unidades fixas. A análise espacial por dados de áreas,
através do Índice de Moran, foi a mais adequada, apontando diferentes regiões de
risco para as diferentes condições de vítima, ratificando a importância do Sistema de
Informação Geográfica e da análise espacial na vigilância dos acidentes de
transportes terrestres. Por fim, os dados mostram o potencial deste serviço em
contribuir no monitoramento permanente destes eventos, ao apontar áreas
geográficas e fatores associados ao maior risco de atendimentos no município. São
pertinentes a melhoria da qualidade do banco de dados do Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência, quanto ao preenchimento de seus campos, além da divulgação
de seus dados aos gestores, profissionais de saúde e público em geral.
Abstract
The knowledge of different kinds of land transportation accident and his victim is
fundamental for the definition of prevention politics and control of these events and
the deaths happened. Knowing of the importance of detail in local level, there was
like objective through datas the Samu-192 Olinda, analysis the profile of traffic
victims and to characterize the distribution of events by differents special analyzes
technique. It’s about a mix study: transverse and ecological, using the occurs by land
transportation accident in Olinda, from july of 2006 to june of 2007. The analysis of
spatial distribution always georreferecing treatment was talked place with application
of Kernel intensity estimator analysis, Scan Statistic and Moran Index. Pedestrian,
motorcyclist and his passengers and cyclists concentrate more than 80% of
threatment more between mans (78,9%) at the age from 20 to 39 years old (65,0%)
the big concentration of treatment was at weekends (56,1%; χ²=123; p<0,001); while
from Mondays to Thursdays, 52% of treatmens concentrated to 6:00 at 17:59, at
weekends between 18:00 to 5:59 happenned approximativy 57,0% of occurs.
Motocycles are involved in 68% of accidents and in 54% of pedestrian events. About
of 15% of treatments were solved at the same local of occur. The spatial analysis
from datas of areas, through of Moran Index, was the best right, pointing different
regions with risk for the different victims conditions ratifying the importance of
Geografic Information System and spatial analysis at surveillance of accidents at lant
transportations. Finally, the datas show this service powerful in help at monitoring
permanent of events, at point areas geographical and associated factors to most risk
of treatment to municipality the improvement of SAMU-192 database qualities are
relevant, as for filling spaces, over there spread of datas to manegers, health
professional and all public.
Keywords in Portuguese
Acidentes de TrânsitoServiços Médicos de Emergência
Perfil de Saúde
Distribuição Espacial da População
Causas Externas
Keywords
Traffic-accidentsEmergency Medical Services
Health Profile
Spatial Distribution of Population
External Causes
Keywords in Spanish
Accidentes de tráficoServicios médicos de emergencia
Perfil de salud
Distribución espacial de la población
Causas externas
Share