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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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O PAPEL DA ESFERA ESTADUAL NA GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: O ESTUDO DE CASO PERNAMBUCO
Sóter, Ana Paula Menezes | Date Issued:
2009
Author
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo teve como objetivos: construir imagem-objetivo do papel da esfera
estadual na gestão descentralizada do SUS e avaliar como o estado de Pernambuco
desempenha esse papel. O passo inicial foi uma revisão documental e da literatura
que permitiu definir conjunto de funções estratégicas de gestão estadual agregadas
em oito eixos (macro funções): Formulação e Avaliação das Políticas de Saúde,
Promoção de Equidade, Regulação, Coordenação e Negociação, Fortalecimento da
Municipalização, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Coordenação e
Execução da Vigilância em Saúde, Gestão e Gerência de Ações e Serviços de
Saúde. Em seguida, buscou-se a construção de consenso, em torno desse elenco
de funções, entre especialistas em saúde coletiva e entre secretários estaduais de
saúde. Para tanto, utilizou-se uma adaptação da “conferência de consenso”. Os
resultados foram analisados, adotando-se como critérios funções que receberam
nota maior ou igual a sete e com desvio padrão menor ou igual a três, ou seja,
funções relevantes e consensuais que compuseram imagem-objetivo das Funções
Estratégicas de Gestão da Esfera Estadual (FEGES). O conjunto dessas funções
permitiu construção de Matriz de Avaliação e elaboração de indicadores, que
possibilitaram a definição de critérios de avaliação que foram aplicados no estudo de
caso, a partir da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Das 159 funções
apresentadas aos especialistas, 158 passaram para etapa seguinte. Ao final
conformou-se uma planilha com 136 FEGES. Foi construída Matriz de Avaliação
com 65 indicadores, distribuídos nos oito eixos. Pernambuco desenvolve muito bem
a macro função de Gestão e Gerência de Ações e Serviços de Saúde, desenvolve
bem as de Negociação e Coordenação e Coordenação e Execução das Ações de
Vigilância em Saúde e Formulação e Avaliação das Políticas de Saúde.
Desenvolve,fracamente, as de Fortalecimento da Municipalização, Promoção de
Equidade, Gestão e Gerência de Recursos Humanos e Regulação. Aponta para um
perfil marcado por características de um estado provedor. A matriz de avaliação das
FEGES conforma-se em um importante instrumento de avaliação quando associada
a critérios qualitativos, podendo ser incorporada na construção de outros estudos ou
pelas secretarias estaduais de saúde, como ferramenta de auto-avaliação de gestão,
na perspectiva de fortalecimento do papel dos estados na gestão descentralizada do
SUS.
Abstract
This study aims to build consensus with experts and state health managers on the
list of strategic tasks of managing the state sphere, building tool for evaluating the
role of state in the management of the SUS and assess how the state of
Pernambuco plays its role in the decentralized management of the SUS The initial
step was to review documents and literature that helped define the set of strategic
tasks of managing state aggregated into eight areas (macro - functions): Formulation
and Evaluation of Health Policy, Promotion of Equity, Regulation, Coordination and
Negotiation, Municipalization Strengthening, Management and Human Resource
Development, Coordination and Implementation of Surveillance in Health,
Management Actions and Health Services. Then sought to build consensus around
this list of functions, among specialists in public health and between state secretaries
of health. For both, it was used to adjust the "Consensus Conference." The results
were analyzed, adopting criteria to be those functions that received grades higher
than or equal to seven, with standard deviation lower than or equal to three, namely
functions considered relevant and consensual, its composed image-goal Function
Strategic Management of Ball State (FEGES). These features allow construction of
Matrix Evaluation and development of indicators, which enabled the definition of
evaluation criteria that were applied in the case study from the State Department of
Health of Pernambuco. Of the 159 functions presented to experts, 158 passed to the
next stage of consideration by state secretaries. Conformed to the final was a
spreadsheet with 136 FEGES that allowed the construction of the Evaluation Matrix
with 64 indicators, divided in eight areas. Pernambuco develops very well the
function of Management Actions and Health Services, develops well the function of
Negotiation and Coordination and Coordination and Implementation of Surveillance
in Health. Run on a regular basis of the Formulation and Evaluation of Health Policy
and, weakly, the Strengthening of municipalization, Promotion of Equity,
Management and Human Resource Development and Regulation. Points to a profile
marked by features of a state ombudsman. The matrix of evaluation is an important
tool in the evaluation when combined with qualitative criteria, may be incorporated in
the construction of the others studies and by state health departments, as self-
assessment tool for management, in view of strengthening the role of states in the
manangement of the SUS.
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