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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6114
UNIVERSIDADE, CIÊNCIA, UNIVERSITÁRIOS: CARACTERIZAÇÃO SOCIAL E ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA FACULDADE NACIONAL DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (1939-1968)
Coutinho, Danielle Souza | Date Issued:
2010
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No decorrer dos anos 30 do século XX, as universidades brasileiras surgiram com o objetivo de servir de espaço destinado ao desenvolvimento da ciência pura. A idéia central era criar um ambiente favorável à prática científica desvinculado das faculdades tradicionais, conhecidas pela sua formação de caráter utilitário. Para tanto, as faculdades de filosofia surgiram como o lócus destinado ao ensino e a prática das ciências se responsabilizando pela formação de matemáticos, físicos, químicos, biólogos, sociólogos, historiadores, geógrafos e também de professores no interior das universidades. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o papel social desenvolvido pelas faculdades de filosofia, considerando que esses novos espaços foram freqüentados por uma nova clientela, composta por estudantes oriundos dos setores médio-urbanos e por uma expressiva parcela de estudantes do sexo feminino. Foram examinadas as condições institucionais de acesso ao ensino superior no Brasil após os anos 30 e o perfil da clientela universitária nos anos 1940, 1950 e 1960. Também foi analisado neste período, como se deu a elaboração do perfil social-econômico do estudante universitário por intermédio de estudos patrocinados pelo Ministério da Educação e Cultura. Finalmente, procurou-se caracterizar o perfil social e escolar, assim como as condições de acesso ao ensino superior dos estudantes do curso de Química da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (FNFi), com base em análise quantitativa e qualitativa das informações contidas nas fichas escolares desses estudantes que freqüentaram a instituição entre os anos de 1939 a 1968.
Abstract
In the 30’s of the twentieth century, Brazilian Universities came up with the objective of being in a place for the development of the ‘pure science’. The main idea was to create a favorable atmosphere to practice science detached from the traditional Colleges, which are known by their utilitarian purposes. Due to that, the Philosophy Colleges emerged as the ‘lócus’ whose purpose was to teach and practice the sciences. Besides, the institution was responsible for graduating mathematicians, physicists, biologists, sociologists, historians, geographers and professors in the interior of the universities. This study intended to verify the social role of the Philosophy Colleges, considering that these new spots were attended by a new kind of students, who came from the urban mid-class and consisted mostly by women. The institutional conditions for the access to universities in Brazil after the 30’s and the profile of the university students from to 1960 were examined. In this period, we also analyzed how was created the social-economic profile of college student by means of researches sponsored by the ‘Ministério da Educação e Cultura’ (Ministry of Education and Culture). Finally, we sought to characterize their social profiles and conditions to go into the Chemistry course of the ‘Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil’ (FNFi) (National Philosophy School of the University of Brazil), based on the qualitative and quantitative analysis of the information taken from students’ school reports, who attended the Institution between the years of 1939-1968.
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