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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61142
ASSOCIATIVISMO DE ALÉM-MAR: SOCIEDADES BENEFICENTES E MUTUAIS PORTUGUESAS NO RIO DE JANEIRO EM SEUS SOCORROS (1860-1899)
Jogas, Camila Menegardo Mendes | Date Issued:
2020
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Ao longo do século XIX, o associativismo e a prática da ajuda mútua, já populares na Europa, se expandiram para outras partes do globo. Há indícios de que a primeira associação beneficente em Portugal tenha surgido em 1807 (SANTA RITA, 1901, p. 152), no Brasil, sua ex-colônia, foi na década de 1830 que surgiram as primeiras sociedades beneficentes, em São Paulo, Rio Janeiro e Bahia, respectivamente (MAC CORD, 2014, p. 13). No país, variados grupos sociais passaram a se articular na defesa de seus interesses dentro de associações mutuais ou beneficentes, reunidos por afinidades profissionais, de lazer, origem ou etnia. Grosso modo, as sociedades de ajuda mútua eram aquelas que visavam fundamentalmente a garantia de algum benefício – popularmente conhecidos como “socorros” – para seus membros. Elas podiam estar ligadas a uma empresa, categoria profissional ou ainda a origem de seus sócios, como aquelas fundadas por imigrantes (FONSECA, 2008, p. 18). Já as sociedades beneficentes seriam aquelas que também se preocupavam realizar algum tipo de benefício para não-associados, na maior parte dos casos desde que mantivesse com esses algum tipo de afinidade. As beneficências, como também eram chamadas, também podiam estar ligadas a uma nacionalidade ou naturalidade específica. Entre os objetivos dessas instituições estavam o amparo financeiro em casos de doença e de idade avançada; auxílio em caso de desemprego; o custeamento de enterros, compra de remédios e tratamento médico; ajuda jurídica; pagamento de pensão às viúvas e aos filhos pequenos; algumas ainda construíam bibliotecas, escolas, oficinas e hospitais. As mutuais se dedicavam a garantir uma assistência social aos trabalhadores e suas famílias, e, por vezes, também uma assistência de cunho previdenciário, campo onde o Estado ainda não atuava (LUCA, 1990, p. 11). Entre seus socorros, destacamos a importância dos auxílios hospitalares em caso de doença e a concessão de pensões, em “uma época em que as leis não garantiam esses benefícios e as péssimas condições de higiene e de trabalho faziam da enfermidade e dos acidentes eventos razoavelmente comuns” (FONSECA, 2008, p. 122). No caso dos imigrantes portugueses, sua tradição na cultura associativa e seus auxílios podem nos ajudar a explicar porque estes e seus descendentes apresentavam uma taxa de mortalidade menor do que a registrada entre os brasileiros (LOBO, 2002, p. 290). Este trabalho tem por objetivo compreender como se dava o funcionamento das sociedades mutuais e beneficentes portuguesas no Rio de Janeiro, entre 1860 e o final do século. Seu foco principal é investigar as questões relativas ao auxílio aos enfermos, fossem esses sócios ou não-sócios, desde que de origem lusitana e necessitados: que doenças os acometiam e como eram assistidos. Observando também a organização associativa dos trabalhadores em Lisboa no mesmo período, busco compreender as semelhanças na prática associativa dos portugueses nos dois lados do Atlântico.
Abstract
Throughout the 19th century, associations and the practice of mutual aid, already popular in Europe, expanded to other parts of the globe. There is evidence that the first charitable association in Portugal emerged in 1807 (SANTA RITA, 1901, p. 152), in Brazil, its former colony, it was in the 1830s that the first societies emerged charities, in São Paulo, Rio Janeiro and Bahia, respectively (MAC CORD, 2014, p. 13). In the country, various social groups began to articulate themselves in defense of their interests within mutual or charitable associations, brought together by professional affinities, leisure, origin or ethnicity. Roughly speaking, mutual aid societies were those that fundamentally aimed to guarantee some benefit – popularly known as “aid” – for their members. They could be linked to a company, professional category or even the origin of their partners, such as those founded by immigrants (FONSECA, 2008, p. 18). Charitable societies would be those that were also concerned with providing some type of benefit for non-members, in most cases as long as they maintained some type of affinity with them. Charities, as they were also called, could also be linked to a specific nationality or place of birth. Among the objectives of these institutions were financial support in cases of illness and old age; assistance in case of unemployment; paying for burials, purchasing medicine and medical treatment; legal help; pension payments to widows and young children; some still they built libraries, schools, workshops and hospitals. The mutuals were dedicated to guaranteeing social assistance to workers and their families, and, sometimes, also social security assistance, a field in which the State was not yet active (LUCA, 1990, P. 11). Among its assistance, we highlight the importance of hospital aid in case of illness and the granting of pensions, at “a time when the laws did not guarantee these benefits and the terrible hygiene and working conditions made illness and
of accidents are reasonably common events” (FONSECA, 2008, p. 122). In the case of Portuguese immigrants, their tradition in associative culture and their assistance can help us explain why they and their descendants had a lower mortality rate than that recorded among Brazilians (LOBO, 2002, p. 290). This one The aim of this work is to understand how Portuguese mutual and charitable societies operated in Rio de Janeiro, between 1860 and the end of the century. Its main focus is to investigate issues relating to helping the sick, whether these members or non-members, as long as they were of Portuguese origin and in need: what illnesses affected them and how they were assisted. Also observing the associative organization of workers in Lisbon in the same period, I seek to understand the similarities in associative practice of the Portuguese on both sides of the Atlantic.
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