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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61311
O MÓDULO ZIKA DA EXPOSIÇÃO “AEDES: QUE MOSQUITO É ESSE? ” E OS MODELOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Exposição Virtual
Modelos de Divulgação Cientifica
Vírus Zika
Oliveira, Camylla Abrantes Macedo de | Date Issued:
2022
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
A divulgação científica configura uma importante função não apenas para o fortalecimento da construção da democracia e cidadania na sociedade, mas também como uma ferramenta de comunicação e de aproximação entre a ciência, os cientistas e a população. Em uma sociedade em rede, totalmente conectada, a utilização de exposições virtuais já é uma realidade. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a analisar como os modelos de divulgação científica atuam no módulo Zika da exposição virtual “Aedes: que mosquito é esse?”. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, realizamos uma visita virtual a exposição, posteriormente uma transcrição do módulo Zika e o “print” dos materiais presentes no módulo. A partir da descrição dos modelos de divulgação científica, começamos a analisar nosso material e identificar quais modelos estavam presentes na expografia do módulo Zika. Os resultados obtidos demonstram a presença de apenas dois modelos de divulgação cientifica, observamos a presença do modelo de déficit em grande maioria nos materiais e do modelo contextual em alguns dos materiais, e no painel 1 do módulo a sobreposição desses modelos citados. Entendemos que uma análise completa da exposição poderia evidenciar a presença de outros modelos, entretanto, devido ao recorte escolhido temos ciência da limitação da nossa análise. Entendemos, por fim, ser fundamental o aumento de estudos com essa temática para o aperfeiçoamento das formas de comunicação com o público das exposições virtuais ou presenciais. Que a presente pesquisa possa servir de inspiração para futuros estudos.
Abstract
Scientific dissemination plays an important role not only in strengthening the construction of democracy and citizenship in society, but also as a tool for communication and approximation between science, scientists and the population. In a network society, fully connected, the use of virtual exhibitions is already a reality. In this sense, the present work proposes to analyze how the models of scientific dissemination work in the Zika module of the virtual exhibition “Aedes: que mosquito é esse?”. This research is of a qualitative nature and for that, we carried out a virtual visit to the exhibition, later a transcript of the Zika module and the "print" of the materials present in the module. From the description of scientific dissemination models, we started to analyze our material and identify which models were present in the expography of the Zika module. The results obtained demonstrate the presence of only two models of scientific dissemination, we observed the presence of the deficit model in most of te materials and the contextual model in some of the materials, and in panel 1 of the module the overlap of these models mentioned. We understand that a complete analysis of the exhibition could show the presence of other models, however, due to the chosen clipping, we are aware of the limitation of our analysis. Finally, we believe that it is essential to increase studies on this theme for the improvement of the forms of communication with the public of virtual or in-person exhibitions. May this research serve as an inspiration for future studies.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaExposição Virtual
Modelos de Divulgação Cientifica
Vírus Zika
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