Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61446
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
Metadata
Show full item record
A PARÓDIA MUSICAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Souza, Gisele Santos de | Date Issued:
2022
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
A divulgação científica descreve uma variedade de práticas que visa transmitir ideias científicas, métodos, conhecimentos e pesquisas, além de estimular o debate público sobre temas de ciência de interesse da sociedade de forma acessível e significativa. A paródia pode ser uma das diversas estratégias utilizadas para promover a aproximação das diferentes audiências com a ciência. Longe de ser uma mera imitação burlesca, a paródia é capaz de atingir diversas camadas sociais, engajar públicos de faixas etárias distintas, tratar de temas complexos, difundir informação e estimular o debate público de forma lúdica. Diante desse potencial, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma paródia com foco na temática gênero e ciência, especificamente sobre a trajetória de meninas e mulheres no mundo acadêmico. Tendo como foco estimular o debate sobre os desafios enfrentados por meninas e mulheres, moradoras de bairros periféricos do Rio de Janeiro, em fases distintas de suas carreiras científicas, o trabalho foi construído com base em experiências reais. Para isso, a construção da letra da paródia foi inspirada em informações obtidas por meio de entrevista com três mulheres: uma estudante recém graduada, uma estudante pós-graduanda e uma cientista vinculada à uma instituição de pesquisa. Como resultado, propomos uma metodologia para o desenvolvimento de paródias e desenvolvemos uma paródia musical da canção “Girl from Rio”, da cantora Anitta, intitulada “Garota cientista da periferia”.
Abstract
Science communication includes several practices aiming to inform scientific ideas, methods, knowledge, and research results, besides stimulating public debate on scientific topics of society interest in an accessible and meaningful way. Parody is one of the several strategies with potential to bring different audiences closer to science. Far from being a mere burlesque imitation, parody has the potential to reach different social strata, engage audiences of different ages, deal with complex topics, disseminate information and stimulate public debate in a playful way. Given this potential, the aim of this work was to develop a parody focusing on gender and science, specifically on the trajectory of girls and women in the academic world. Focusing on stimulate the debate about the challenges faced by girls and women, from peripheral neighborhoods of Rio de Janeiro, in distinct phases of their scientific careers, the work was based on real experiences. For this, the development of the parody lyrics was inspired by information obtained through interviews with three women: an undergraduate student, a graduate student and a professional scientist linked to a research institution. As a result, we propose a methodology for the development of parodies and a musical parody of the song "Girl from Rio" by singer Anitta, entitled "Girl scientist from the periphery".
Share