Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61518
Type
DissertationCopyright
Restricted access
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
Metadata
Show full item record
LOS PROCESOS DE DESNUTRICIÓN-INFECCIÓN EN NIÑOS INSTITUCIONALIZADOS DE LAS GUARDERÍAS DE LA FUNDACIÓN ESTATAL DE EDUCACIÓN AL MENOR (FEEM) EN RÍO DE JANEIRO
Distúrbios Nutricionais
Infecções
Criança Institucionalizada
Saúde da Criança Institucionalizada
Condições Sociais
Política Social
Calderón de Figueroa, Rutilia | Date Issued:
1990
Alternative title
The malnutrition-infection processes in institutionalized children from the daycare centers of the State Foundation for Children's Education (FEEM) in Rio de JaneiroAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho tem como referencial uma visão mais abrangente e abrangente dos problemas de saúde/doença, onde estes são entendidos como expressões objetivas das condições de vida dos diferentes grupos populacionais, condições que se expressam em 4 dimensões: a biológica, a ecológico, cultural e socioeconómico; e que são determinados pela inserção desses grupos no processo produtivo da sociedade onde vivem. Nessa perspectiva, desenvolvemos inicialmente uma abordagem conceitual dos processos de desnutrição e infecção, que recupera os conceitos tradicionais sobre ambos, que focam nos componentes biológicos, individuais e fenomênicos, mas que os supera e os incorpora em uma concepção. abrangente, onde os processos de desnutrição e infecções são na sua essência processos biológicos e sociais. Não consideramos a proposta conceitual uma proposta neutra ou acadêmica, mas sim uma proposta que exigia validação, confrontando-a com uma realidade concreta; Para isso, elaboramos uma proposta metodológica que operacionalizamos em uma das creches de tempo integral da Fundação Estadual de Educação Infantil (FEEM) do Rio de Janeiro, o CRT, II de Quintino. O objetivo básico desta proposta foi fazer uma aproximação às expressões do processo de desnutrição-infecção em crianças “Institucionalizadas”, ou seja, crianças internadas em creche em tempo integral e separadas de seus grupos familiares que estão sujeitas a um processo de crescente empobrecimento. Considerando que neste grupo de crianças e no espaço particular da creche se revelam os processos biológicos, ecológicos, sociológicos, ideológicos, políticos e sociais, bem como a sua articulação para determinar e condicionar as manifestações singulares da desnutrição e dos quadros infecciosos. O desenvolvimento da pesquisa enfrentou problemas devido às limitações das classificações estatísticas institucionais voltadas à obtenção de informações sobre aspectos administrativos e não sobre as crianças residentes na creche como sujeitos históricos e integrais. O estudo incluiu em seu primeiro momento (estudo transversal) 189 crianças residentes na creche durante os meses de novembro a dezembro de 1988 com idades entre 0 e 6 anos; num segundo momento a um estudo caso-controle realizado no Hospital Central da FUNABEM em Quintino em crianças internadas por pneumonia ou gastroenterite e num terceiro momento um estudo sobre mortalidade que incluiu 38 crianças internadas no C.R. II falecido no período de 1986 e 1988. Apesar das limitações conceituais, metodológicas e operacionais, as hipóteses levantadas foram verificadas considerando que o presente estudo fornece subsídios para avançar na compreensão e definição de intervenções cada vez mais abrangentes nos processos de desnutrição e infecção.
Abstract
The work presented here has, as a framework, a more intogral appoach to the health-illness problems. These problems, are turned into concepts and onbjective expressions of the quality of life of different social groups, whose life conditions are expressed in four dimensions: biological ecological, cultural and socio-economic. These dimensions have been determined by the insertion of these social groups in the productive process of the society in which they live. From this perspective in the first stage a conceptual proposal of the undernutrition, infection process is developed, reintroducing the traditional concepts of both processes (centering on the ir individual and biological components), which are surpassed and incorporated in a more integral approach where the undernutrition/infection processes are essentially social and biological. We do not consider the conceptual approach to be neutral or academic, but rather one which wold require validation, to stand up in a real situation. Therefore, we have designed a methodological approach wich we operationnaliza in one of the full-time nurseries of the State Foundation for the Education of Minors (FEEM) in Rio de Janeiro, CRT, II in Quintino.This approach is set forth with the basic objective of establishing an analysis of the outcome of the undernutrition/infection process in "Institutionalized" children, that is, children kept in full time nurseries and separated from their families who are subject to an increasing process of inpoverishment, in group of children and particularly in the nursery context, the biological ecological, psychological, ideological, political and social processes inter-relate, to determine and conditium the individual manifestations of undernutrition and infection. As it developed this research was confonted with the problem of institutional statistical categories, which are more oriented at obtaining administrative information than viewing the children in the nursery as integral subjects each with a distined background. The study is comprised most importanthy of a transverse study of 189 children, aged o to 6 years, interned in the nursery from november to december 1988, secondy a case/control study of children hispitalized for Pneumonia and gastroenteritis, performed at the FUNABEM Central Hospital en Quintino; and thirdly a study of mortality comprising 38 children interned ate CRI II who died between 1986 and 1988. However the conceptual, metodologic and operational limitation, the hypothesle stablish were proved, the presente study provoied input to have a better and holistic comprension and to define interventions about undernutritions and infection process.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El presente trabajo tiene como marco de referencia una visión más integral y abarcativa de los problemas de salud/enfermedad, donde estos son entendidos como expresiones objetivas de las condiciones de vida de los diferentes grupos de población, condiciones que se expresan en 4 dimen iones: la biológicas, la ecología, la cultural y la socio económica; y que son determinadas por la inserción de dichos grupos en el proceso productivo de la sociedad donde ellos viven. Desde esa perspectiva, en un primer momento desarrollamos una aproximación conceptual a los procesos de desnutrición e infección aproximación, que recupera los conceptos tradicionales sobre ambos, que se centran en los componentes biológico, individuales y fenoménicos, pero que los supera e incorpora en una concepción más integral, donde los procesos de desnutrición y las infecciones son en su esencia procesos biológicos y sociales. La pripuesta conceptual no la consideramos una propuesta neutra o academicista, sino una propuesta que exigía una validación, el confrontarla con una realidad concreta; para ello, diseñamos una propuesta metodológica que operacionalizamos en una de las guarderías de tiempo-integral de la Fundación Estatal de Educación del Menor (FEEM) en Río de Janeiro, el CRT, II de Quintino. Dicha propuesta se planteó como objetivo básico realizar una aproximación a las expressiones del proceso desnutrición-infección en niños "Institucionalizados", es decir, niños que son internados en la guardería a tiempo íntegral y separados de sus grupos familiares que están sometidos a un proceso de empobrecimento cada vez mayor. Considerando que en ese grupo de niños y en el espacio particular de la guardería se develan los procesos biológicos, ecológicos, sociológicos, ideológicos, políticos y sociales así como su articulación para determinar y condicionar las manifestaciones singulares, de la desnutrición y los cuadros infecciosos. El desarrollo de la investigación enfrentó problemas por las limitaciones de las clasificaciones estadísticas institucionales orientadas a obtener información sobre aspectos administrativos y no sobre los niños internos en la guardería como sujetos históricos e íntegrales. El estudio comprendió en su primer momento (estudio transversal) a 189 niños internos en la guardería durante los meses de Noviembre a Diciembre de 1988 con edades entre 0 y 6 años; en un segundo momento a un estudio caso-control realizado en el Hospital Central de la FUNABEM en Quintino en niños hospitalizados por cuadros de Neumonía, ó grastrointeritis y en un tercer momento un estudio sobre mortalidad que comprendió a 38 niños internos en el C.R. II que murieron en el período 1986 y 1988. No obstante las limitaciones conceptuales, metodológicas y operativas las hipóteses planteadas fueror verificadas considerando que el presente estudio aporta insumos para avanzar en una comprensión y definición de intervenciones cada vez más integrales de los procesos de desnutrición e infección.
DeCS
DesnutriçãoDistúrbios Nutricionais
Infecções
Criança Institucionalizada
Saúde da Criança Institucionalizada
Condições Sociais
Política Social
Share