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04 Educação de qualidadeCollections
- COC - Artigos de Periódicos [1234]
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A REVISTA DO RIO DE JANEIRO (1876-1877): “VULGARISAR AS SCIENCIAS, LETRAS, ARTES, AGRICULTURA, COMMERCIO E INDÚSTRIA”
Imprensa periódica-Brasil
Vulgarização da ciência
Educação-Brasil
Periodical press-Brazil
Scientific popularization
Education-Brazil
Fonseca, Maria Rachel Fróes da | Date Issued:
2021
Alternative title
The Revista do Rio de Janeiro (1876-1877: “popularize the sciences, letters, arts, agriculture, commerce and industry”Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O século XIX foi cenário de uma grande expansão das publicações periódi-cas no país, quando surgiram inúmeras revistas, como as revistas científico-literárias, direcionadas especialmente ao público geral, e muitas delas às crianças e jovens, aos trabalhadores e às mulheres. A ciência, a prática científica e a educação mobilizavam os debates e os estudos de intelectuais/literatos, cientistas e políticos no período. A Revista do Rio de Janeiro, criada no Rio de Janeiro em 1876, tendo como primeiro editor Serafim José Alves (Bahia, 1820-1895?), representou um importante instrumento da imprensa oitocentista vocacionado para a vulgarização das ciências, para o cultivo das ciências e para o incremento da educação brasileira. Este artigo tem como objetivo apresentar o papel deste periódico no contexto das atividades de vulgarização das ciências no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Nesse estudo identificamos os editores, redatores e colaboradores da Revista do Rio de Janeiro como agentes da vulgarização das ciências, como “mediadores culturais” (Gomes; Hansen, 2016). Compartilhando as palavras de Jean-François Sirinelli (1986), entendemos as revistas como um local de encontro de trajetórias individuais, trajetórias sociais e intelectuais, com o papel de conformar o campo intelectual por meio de mecanismos de adesão e exclusão. Além das relações sociais e intelectuais, da atividade e do movimento nos bastidores da publicação, preocupa-nos conhecer e apresentar as temáticas e conteúdos científicos publicados, de forma a compreender seu papel na vulgarização das ciências.
Abstract
The 19th century was the scene of a great expansion of periodicals in Brazil, when numerous magazines, such as scientific-literary magazines, appeared. They were especially directed to the general public, and many of them to children and young people, workers and women. Science, scientific practice, and education mobilized the debates and studies of intellectuals/literati, scientists and politicians in the period. The Revista do Rio de Janeiro, created in Rio de Janeiro in 1876, with Serafim José Alves as its first editor (Bahia, 1820-1895?), was an important tool of the 19th century press aimed at the popularization of sciences, the cultivation of sciences and the improvement of Brazilian education. This article aims to present the role of this journal in the context of the activities of the popularization of sciences in Rio de Janeiro in the second half of the 19th century. In this study, we identify the editors, editors and collaborators of the Revista do Rio de aneiro, as agents of dissemination of science, as “cultural mediators” (Gomes; Hansen, 2016). Sharing the words of Jean-François Sirinelli (1986), we understand the magazines as a meeting place for individual trajectories, social and intellectual trajectories, with the role of shaping the intellectual field through mechanisms of adhesion and exclusion. In addition to social and intellectual relations, activity and movement behind the scenes of the publication, we are concerned with knowing and presenting the published topics and scientific content, in order to understand their role in popularizing the sciences.
Keywords in Portuguese
História das ciências-BrasilImprensa periódica-Brasil
Vulgarização da ciência
Educação-Brasil
Keywords
History of sciences-BrazilPeriodical press-Brazil
Scientific popularization
Education-Brazil
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