Advisor | Silva, Cosme Marcelo Furtado Passos da | |
Author | Aguiar, Yatamiris Pâmela da Silva | |
Access date | 2023-12-15T17:20:07Z | |
Available date | 2023-12-15T17:20:07Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | AGUIAR, Yatamiris Pâmela da Silva. Vida após o trauma no trânsito: perfil das vítimas, internações e fatores associados às incapacidades. 2021. 114 f. Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61817 | |
Abstract in Portuguese | Objetivos: caracterizar vítimas de acidentes de trânsito (AT) internadas em leitos clínicos de hospital de trauma e analisar os fatores associados às incapacidades na alta hospitalar. Método: Trata-se de um estudo seccional, realizado com vítimas de AT internadas nas clínicas ortopédica, neurológica e de cuidados intermediários do hospital de trauma de Teresina, PI. Na primeira etapa, foram coletadas as variáveis sociodemográficas, relacionadas ao acidente, ao trauma e à internação (variáveis explicativas). Na segunda etapa, foram coletados dados sobre incapacidade (variável resposta), pelo instrumento World Health Organization Disabilty Assessment Schedule 2.0, versão de 12 itens. Utilizou-se na análise de dados medidas descritivas, teste de Qui-quadrado de Pearson e teste de Fisher, regressão linear simples e múltipla para modelagem dos dados. Resultado: na primeira etapa foram entrevistados 225 pacientes, com média de idade de 37,2 anos, predomínio do sexo masculino, de escolaridade de 10 a 12 anos. Houve associação entre a ingestão de bebida alcoólica antes do acidente e a ocorrência de AT nos finais de semana, no turno noite e o não uso de equipamento de segurança. Motocicleta (88,4%) foi o principal meio de locomoção. No setor de neurologia, houve a prevalência de diagnósticos de traumatismo cranioencefálico e trauma facial. No setor de ortopedia, 95,8% dos pacientes necessitaram de procedimentos cirúrgicosortopédicos Todos os entrevistados do setor de cuidados intermediários necessitaram de leitos de terapia intensiva (UTI) e de tratamento cirúrgico. Na segunda etapa, foram entrevistados 186 pacientes, as áreas de lesão corporal prevalentes foram cabeça/pescoço (57,5%), face (47,3%) e extremidades inferiores (31,2%). Os fatores associados à incapacidade na alta hospitalar foram tempo internação em UTI, complicações durante a internação, lesões na área da cabeça/pescoço e fratura de extremidade inferior. Conclusão: O perfil das vítimas internadas por lesões no trânsito foi de indivíduos do sexo masculino que adotaram comportamento de risco na condução de motocicleta. A internação do politrauma suscita uma complexa articulação de serviços intra-hospitalar. O padrão das lesões e análise dos fatores associados à incapacidade foneceram informações sobre a necessidade de reabilitação pós alta hospitalar. As lesões por AT acionam a integração entre as redes de atenção à saúde de atendimento pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ferimentos e Lesões | pt_BR |
Subject in Portuguese | Internação Hospitalar | pt_BR |
Subject in Portuguese | Classificação Internacional de Funcionalidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Incapacidade e Saúde | pt_BR |
Title | Vida após o trauma no trânsito: perfil das vítimas, internações e fatores associados às incapacidades | pt_BR |
Alternative title | Life after traffic trauma: profile of victims, hospitalizations and factors associated with disabilities | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2021-11-29 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública | en_US |
Abstract | Objectives: to characterize victims of traffic accidents admitted to clinical beds of a trauma hospital and analyze the factors associated with disabilities at hospital discharge. Method: This is a sectional study, carried out with traffic accidents victims admitted to the orthopedic, neurological and intermediate care clinics of the trauma hospital in Teresina, PI. In the first stage, sociodemographic variables related to the accident, trauma and hospitalization (explanatory variables) were collected. In the second stage, data on disability (response variable) were collected using the instrument World Health Organization Disabilty Assessment Schedule 2.0, 12-item version. Data analysis used descriptive measures, Pearson's Chi-square test and Fisher's test, simple and multiple linear regression for data modeling. Results: in the first stage, 225 patients were interviewed, with a mean age of 37.2 years, male predominance, with 10 to 12 years of schooling. There was an association between alcohol consumption before the accident and the occurrence of traffic accidents on weekends, during the night shift and not using safety equipment. Motorcycle (88.4%) was the main means of transportation. In the neurology sector, there was a prevalence of diagnoses of traumatic brain injury and facial trauma. In the orthopedics sector, 95.8% of patients required orthopedic surgical procedures All respondents from the intermediate care sector required intensive care (ICU) beds and surgical treatment. In the second stage, 186 patients were interviewed, the prevalent areas of bodily injury were head/neck (57.5%), face (47.3%) and lower extremities (31.2%). Factors associated with disability at hospital discharge were length of stay in the ICU, complications during hospitalization, head/neck injuries and lower extremity fractures. Conclusion: The profile of victims hospitalized for traffic injuries was male individuals who adopted risky behavior while driving a motorcycle. From the hospitalization in different clinical beds, the peculiarities of polytrauma caused by traffic accidents became evident. Knowing the pattern of injuries and analyzing the factors associated with disability are important components in caring for polytrauma in traffic, which can provide information about the need for rehabilitation. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Traffic Acidentes | en_US |
Subject | Injuries | en_US |
Subject | Hospitalization | en_US |
Subject | International Classification of Functioning | en_US |
Subject | Disability and Health | en_US |
DeCS | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
DeCS | Ferimentos e Lesões | pt_BR |
DeCS | Hospitalização | pt_BR |
DeCS | Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde | pt_BR |
DeCS | Análise Estatística | pt_BR |
DeCS | Coleta de Dados | pt_BR |
DeCS | Regressão Linear | pt_BR |
DeCS | Estatísticas de Sequelas e Incapacidade | pt_BR |
DeCS | Consumo de Bebidas Alcoólicas | pt_BR |
DeCS | Indicadores de Morbimortalidade | pt_BR |
DeCS | Estudos Transversais | pt_BR |
DeCS | Traffic Acidentes | pt_BR |
DeCS | Injuries | pt_BR |
DeCS | Hospitalization | pt_BR |
DeCS | International Classification of Functioning | pt_BR |
DeCS | Disability | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |