Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61864
Type
ThesisCopyright
Restricted access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
Show full item record
ESTUDO DO SABER DE ENFERMAGEM E SUA DIMENSÃO PRÁTICA
Almeida, Maria Cecília Puntel de | Date Issued:
1984
Alternative title
Study of nursing knowledge and its practical dimensionAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho objetifica examinar a constituição do saber de enfermagem, ou seja, sua origem, transformação, a delimitação dos domínios deste conhecimento e as relações com as transformações históricas da prática de enfermagem. O cuidado de enfermagem comporta em sua estrutura o conhecimento (o saber de enfermagem) corporificado em um nível técnico (instrumentos e condutas) e relações sociais específicas, visando ao atendimento de necessidades humanas. A educação em enfermagem prepara e legitima sujeitos para este trabalho, através do aparato ético-filosófico e do saber de enfermagem. Entende-se por saber de enfermagem os meios de trabalho, tanto os que servem para apropriar-se do objeto, ou seja, do cuidado de enfermagem, como os que possibilitam efetuar as transformações desejadas. Estão incluídos todos os conhecimentos ditos e aceitos como técnico-científicos como aqueles não científicos produzidos pelo senso-comum. Os saberes selecionados para este estudo foram técnicas, os princípios científicos e as teorias de enfermagem. Serviram de fonte de dados os textos didáticos, artigos de periódicos, relatórios de grupos de estudo, de congressos, depoimentos de enfermeiras, contatos com o pessoal da saúde e a própria vivência do autor. Estas três expressões do saber de enfermagem foram estudadas na sua constituição delineando-se as áreas de fundamentação destes conhcecimentos. A seguir, estes saberes foram analisados na sua dimensão histórica, procurando compreender o seu significado na internalidade do trabalho de enfermagem assim como o seu significado para viabilizar os projetos de saúde e suas relações com a prática de enfermagem. No primeiro momento, quando da caracterização dos saberes, verificou-se que estes procuravam sempre uma fundamentação e esta foi buscada primeiramente nos princípios da biologia, fisiologia e prática médica, e na década de 50 ampliaram-se com a contribuição da psicologia e sociologia. Na década de 70, a enfermagem procura construir o corpo de conhecimentos específicos de sua área, buscando, principalmente, nas ciências comportamentais os fundamentos para fazer a síntese que seria a enfermagem. Portanto, o movimento destes saberes foi no sentido de buscar a autonomia desta prática e o "forum" de ciência para desvendar a crise de seu trabalho. No momento em que a análise caracterizou a historicidade destes saberes, verificou-se que estes cumpriam funções não só técnicas para aproximação, conhecimento e manipulação do objeto de enfermagem, o cuidado, mas cumpriam muito mais as funções ideológicas de visualizar um trabalho carregado de contradições como harmônico e humanitário.
Abstract
The objective of the present study was to examine the constitution of nursing knowledge, i.e. its origin, transformations, the delimitations of its domains and its relationship with the historical transformations of nursing practice. Nursing care is structured on knowledge (nursing knowledge) incorporated at a technical level (instruments and behavior) and specific social relations, devoted to the satisfaction of human needs. Nursing education prepares and legitimates individuals for this work through an ethical-philosophical apparatus and through nursing knowledge. What is meant by the term "nursing knowledge" is the working means, including both those needed to achieve the objective, i.e. nursing care, and those that permit making the desired transformations. Include in this term is all so-called technical-scientific knowledge as well as nonscientific knowledge produced by common sense. The knowledge selected for the present study concerned the techniques, scientific principles and theories of nursing. Textbooks, journal articles, reports by study groups, congresses, depositions by nurses, contacts with health personnel and the author's own experience were used as sources of data. These three expressions of nursing knowledge were studied within their structure, and the areas on which they are based were outlined. Then, they were analyzed within their historical dimensions in an attemp to understand their meaning within nursing care and their meaning in terms of their contribution to the viability of health projects and of their relations with nursing practice. When these kinds of knowledge were first characterized, it was noted that they always sought a foondation, which mainly consisted of biology, physiology and medical practice principles, which in the fifties were extended with the contribution of psychology and sociology. In the seventies, nursing tried to construct its own body of specific knowledge in its area, mainly looking at the behavioral sciences for the foundations that would permit the synthesis that would form nursing. Thus, the tendency of these types of knowledge was to look for autonomy of nursing practice and for a scientific forum that would disclose the crisis of nursing work. When these kinds of knowledge were analyzed from an historical point of view, it was noted that their function in the approach, knowledge and manipulation of the nursing object was not only technical, but also very much ideological in visualizing a type of work full of contradictions as harmonious and humanitarian.
Share