Advisor | Tavares, Maria de Fatima Lobato | |
Author | Cruz, Fernanda Cristina Dias de Freitas | |
Access date | 2023-12-19T17:34:13Z | |
Available date | 2023-12-19T17:34:13Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | CRUZ, Fernanda Cristina Dias de Freitas. Utilização da caderneta da criança em Unidades de Atenção Primária de Saúde, no Município do Rio de Janeiro. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61892 | |
Abstract in Portuguese | A Atenção Primária à Saúde (APS), assumindo uma forma mais ampla de cuidado com a Estratégia de Saúde da Família com práticas apoiadas no Conceito Ampliado de Saúde, tem um papel essencial no acompanhamento das crianças na primeira infância. Trabalhar na concepção da Promoção da Saúde, que inclui a importância do olhar sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) durante as avaliações na puericultura, para que consigam alcançar os seus plenos potenciais na vida adulta. O objetivo deste estudo foi analisar o uso da caderneta da criança como instrumento para o acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, no município do Rio de Janeiro, pelos profissionais da APS, na perspectiva da Promoção da Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, onde foram utilizadas três estratégias metodológicas para se chegar aos resultados, incluindo pesquisa documental, entrevista semiestruturada e grupo focal. Participaram da pesquisa médicos e enfermeiros de duas Unidades Básicas de Saúde e de suas Coordenadorias de Atenção Primária da Área de Planejamento. Os entrevistados entendem o Conceito Ampliado de Saúde e incluem os DSS na avaliação das crianças, porém ainda desempenham práticas diversas nas consultas, promovendo uma descontinuidade no Cuidado Integral. Isso é identificado pela falha nos registros no prontuário e pela subutilização da caderneta da criança, em todas as oportunidades de diálogo. Os motivos são mudanças no processo de trabalho, excesso de demandas, ausência do instrumento e/ou baixa qualificação profissional. Ainda assim, consideram a caderneta uma ferramenta de valor para servir de guia nas consultas e comunicação com a família e trazem considerações e sugestões para os modelos que circulam no município Procurou-se relacionar os achados da pesquisa com os resultados de trabalhos anteriores, que também analisaram o uso da caderneta entre os profissionais da APS, aqui sendo priorizada a discussão das práticas do cuidado enquanto relação e das estratégias utilizadas pelos profissionais, envolvendo a família e o território, buscando a equidade. A importância do processo educativo inserido no processo de trabalho se sobressai, como forma de qualificação através da integração dos saberes, objetivando a melhoria nas relações de cuidado com o usuário. A Atenção Integral à Saúde da Criança, na APS, envolve práticas com base na criação de vínculo e no estímulo à autonomia das famílias e crianças, a partir do contato horizontal e participativo, fazendo da caderneta da criança o veículo de comunicação, vigilância e promoção da saúde, para o que ela foi proposta. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Caderneta de Saúde da Criança | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção Primária à Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Desenvolvimento Infantil | en_US |
Subject in Portuguese | Determinantes Sociais da Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Prática Integral em Saúde | en_US |
Title | Utilização da caderneta da criança em Unidades de Atenção Primária de Saúde, no Município do Rio de Janeiro | en_US |
Alternative title | Use of the child’s booklet in Primary Health Care Units in the city of Rio de Janeiro | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2023-10-24 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | Primary Health Care (PHC), assuming a wider form of care with the Family Health Strategy, with leaning practices in the Enlarged Concept of Health, has an essential paper in the children’s attendance in the first childhood. When working in the conception of Health Promotion, it includes the importance of the glance on the Social Determinants of Health (SDH) during the evaluations in the childcare, so that they get to reach their full potential in the adult life. The aim of this study was to analyze the use of the child's health booklet as an instrument for the attendance of the children’s integral development from 0 to 6 years, in the city of Rio de Janeiro by Primary Care professionals, from the perspective of Health Promotion. It is a qualitative study, of exploratory nature, where three methodological strategies were used to arrive to the results, including documentary research, semi-structured interviews and focus groups. Doctors and nurses from two Basic Health Units and their respective General Coordinations of Primary Care in the Planning Area participated in the research. The interviewees understand the Enlarged Concept of Health and they include SDH in the children's evaluation, however they still carry out several practices in the consultations, promoting a discontinuity in the Integral Care. That is identified for the flaw in the registrations in the electronic medical record and by the underutilization of the child's health booklet in all dialogue opportunities. The reasons are changes in the work process, excess of demands, absence of the instrument and/or lack of professional qualifications. Even so, they consider the booklet a valuable tool to serve as guide in the consultations and communication with the family and they bring concerns and suggestions for the models that circulate in the city of Rio de Janeiro We tried to relate the discoveries of the research with the results of previous works, that also analyzed the use of the booklet among PHC professionals, here being prioritized the discussion of care practices while relationship and of the strategies used by professionals, involving the family and the territory, to seek equity. The importance of the educational process inserted in the work process if it stands out, as qualification form through the integration of knowledge, aiming better care relationships with the user. Comprehensive Child Health Care, in PHC, with base in the bond creation and in the incentive to the autonomy of the families and children, starting from the horizontal and participatory relationships, doing of the child's booklet the vehicle of communication, protection and of health promotion, to which it was proposed. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Primary Health Care | en_US |
Subject | Social Determinants of Health | en_US |
Subject | Child Development | en_US |
Subject | Integral Healthcare Practice | en_US |
Subject | Child Health Booklet | en_US |
DeCS | Desenvolvimento Infantil | en_US |
DeCS | Determinantes Sociais da Saúde | en_US |
DeCS | Prática Integral de Cuidados de Saúde | en_US |
DeCS | Saúde da Criança | en_US |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | en_US |
DeCS | Entrevista | en_US |
DeCS | Primary Health Care | en_US |
DeCS | Social Determinants of Health | en_US |
DeCS | Child Development | en_US |
DeCS | Integral Healthcare Practice | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde / Rio de Janeiro | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |