Advisor | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Author | Almeida, Rodrigo Cariri Chalegre de | |
Access date | 2023-12-27T14:21:25Z | |
Available date | 2023-12-27T14:21:25Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | ALMEIDA, Rodrigo Cariri Chalegre de. Expansão e interiorização do ensino superior, e a formação médica para o SUS: o caso do curso de Medicina de Caruaru. 2022. 273 p. Tese, (doutorado)-Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62004 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo é resultado da análise das políticas de expansão e interiorização do ensino superior, e de formação, provimento e formação de médicos para o Sistema Único de Saúde – SUS. Fundamentado teoricamente pelo Triangulo de Análise de Políticas de Walt e Gilson, e pelo Ciclo de Políticas de Stephen Ball, realizou análise documental, entrevistas e grupos focais a dirigentes da UFPE, do município de Caruaru, e professores do curso. Os resultados foram sistematizados nos contextos de influência, de produção textual e do processo de execução das políticas que resultaram no curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco. A estabilidade econômica e política produziu um contexto favorável para a expansão do ensino superior, com grande diversidade institucional e predominância do setor privado. A política de mudança do modelo assistencial brasileiro, a partir da expansão da atenção básica, cobrou do sistema educacional políticas setoriais para a formação de médicos. O programa Mais Médicos, aprimorou as experiências anteriores e intensificou a aproximação entre os setores da saúde e da educação. A análise do curso de medicina, como resultado dessas políticas, oferece um olhar, a partir das práticas pedagógicas, sobre as políticas. Por meio do curso de medicina, a universidade contribuiu para a política de provimento, e atendeu a todos os componentes da política de formação. O projeto pedagógico do curso, incorpora os pressupostos da política nacional com ênfase na formação integrada ao sistema de saúde e no conceito ampliado de responsabilidade social, o que encontrou resistência no pensamento médico hegemônico. As práticas pedagógicas e de gestão compuseram um novo arranjo institucional que encontrou resistência e dificuldade no modelo de gestão das universidade federais brasileiras. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino superior | pt_BR |
Subject in Portuguese | Políticas de saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Recursos humanos | pt_BR |
Title | Expansão e interiorização do ensino superior, e a formação médica para o SUS: o caso do curso de Medicina de Caruaru | pt_BR |
Alternative title | : Expansion and internalization of higher education, and medical training for the SUS: the case of the Medical course in Caruaru | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2022 | |
Departament | Instituto Aggeu Magalhães | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Recife | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | This study is the result of the analysis of policies for the expansion and internalization of higher education, and for the training, provision and training of physicians for the Unified Health System – SUS. Theoretically based on Walt and Gilson's Policy Analysis Triangle, and Stephen Ball's Policy Cycle, it carried out document analysis, interviews and focus groups with UFPE leaders, from the municipality of Caruaru, and course professors. The results were systematized in the contexts of influence, textual production and the process of implementing the policies that resulted in the medical course at the Federal University of Pernambuco. Economic and political stability produced a favorable context for the expansion of higher education, with great institutional diversity and predominance of the private sector. The policy of changing the Brazilian care model, based on the expansion of primary care, demanded sectoral policies from the educational system for the training of physicians. The Mais Médicos program improved on previous experiences and intensified the rapprochement between the health and education sectors. The analysis of the medical course, as a result of these policies, offers a look, from the pedagogical practices, on the policies. Through the medical course, the university contributed to the provision policy, and met all components of the training policy. The course's pedagogical project incorporates the assumptions of national policy with an emphasis on training integrated with the health system and on the expanded concept of social responsibility, which encountered resistance in hegemonic medical thought. Pedagogical and management practices made up a new institutional arrangement that encountered resistance and difficulty in the management model of Brazilian federal universities. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Subject | Higher Education | en_US |
Subject | Health policies | en_US |
Subject | Human resources | en_US |
Member of the board | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Member of the board | Gurgel, Idê Gomes Dantas | |
Member of the board | Gomes, Alfredo Macedo | |
Member of the board | Cyrino, Eliana Goldfarb | |
Member of the board | Cruz, Kathleen Tereza da | |
DeCS | Universidades | pt_BR |
DeCS | Educação em saúde | pt_BR |
DeCS | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação de graduação em Medicina | pt_BR |
DeCS | Política de Saúde | pt_BR |
DeCS | Política de Educação Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |