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POR UMA HISTÓRIA DA SAÚDE DO VALE DO JEQUITINHONHA: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS POPULARES DE CURA
Por una historia de la salud en el Valle de Jequitinhonha: reflexiones sobre las prácticas curativas populares
Alternative title
For a history of health in the Jequitinhonha Valley: reflections on popular healing practicesPor una historia de la salud en el Valle de Jequitinhonha: reflexiones sobre las prácticas curativas populares
Affilliation
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo reflete sobre as práticas populares de cura no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, especificamente em duas cidades da região. Para tanto, realizamos uma digressão por períodos específicos do século XIX e início do século XX, a fim de acompanhar como os agentes de cura populares foram alvo dos discursos da medicina científica no Brasil, no momento em que essa última pretendia afirmar sua hegemonia no campo do cuidado com a saúde. Em seguida, observamos os reflexos desse contexto em Diamantina, onde curadores populares foram envolvidos em processos criminais que pretendiam desqualificar as suas práticas. Por fim, no último tópico, com o auxílio da metodologia de História Oral, discutimos a permanência das práticas populares de cura na região, especialmente, benzeções e o uso de plantas medicinais. Argumentamos que, apesar do processo histórico de repressão aos “curadores” não médicos, as práticas populares de cura seguem presentes na sociedade e constituem elemento fundamental da identidade regional.
Abstract
The article reflects on popular healing practices in the Jequitinhonha Valley, in Minas Gerais, specifically in two cities in the region. To this end, we toured specific periods of the 19th and early 20th centuries, in order to follow how popular healing agents were the target of scientific medicine discourses in Brazil, at the time when the latter intended to assert its hegemony in the field health care. Then, we observed the reflections of this context in Diamantina, where popular curators were involved in criminal proceedings that intended to disqualify their practices. Finally, in the last topic, with the aid of the Oral History methodology, we discussed the permanence of popular healing practices in the region, especially benzedura (traditional healing) and the use of medicinal plants. We argue that, despite the historical process of repression of non-medical “curators”, popular healing practices are still present in society and constitute a fundamental element of regional identity.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El artículo reflexiona sobre las prácticas curativas populares en el Vale Jequitinhonha, en Minas Gerais, específicamente en dos ciudades de la región. Para ello, realizamos un recorrido por períodos específicos del siglo XIX y principios del XX, con el fin de seguir cómo los agentes curativos populares fueron el blanco de los discursos de la medicina científica en Brasil, cuando este último pretendía afirmar su hegemonía en el campo del cuidado con la salud. Luego, observamos los reflejos de este contexto en Diamantina, donde curadores populares se vieron involucrados en procesos penales que pretendían descalificar sus prácticas. Finalmente, en el últimotema, con la ayuda de la metodología de Historia Oral, discutimos la permanencia de las prácticas curativas populares en la región, especialmente las bendiciones y el uso de plantas medicinales. Argumentamos que, a pesar del proceso histórico de represiónde los “curadores”, las prácticas curativas populares siguen presentes en la sociedad y constituyen un elemento fundamental de la identidad regional.
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