Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62070
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1217]
Metadata
Show full item record
SOCIABILIDADES INTELECTUAIS, MEDIAÇÃO CULTURAL E RECRUTAMENTO DE MULHERES EM INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS NO RIO DE JANEIRO (1940-1960)
Sociabilidades intelectuales, la mediación cultural y el reclutamiento de las mujeres a las instituciones científicas en Río de Janeiro (1940-1960)
Alternative title
Intellectual sociabilities, cultural mediation and recruitment of women to scientific institutions in Rio de Janeiro (1940-1960)Sociabilidades intelectuales, la mediación cultural y el reclutamiento de las mujeres a las instituciones científicas en Río de Janeiro (1940-1960)
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo tem como objetivo abordar um novo padrão de sociabilidade de gênero forjado nos ambientes educativos e científicos da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1940 e 1950. Ali se institucionalizaram práticas de mediação cultural dirigidas para a educação em ciências e a divulgação científica. Naqueles espaços surgiram oportunidades de recrutamento de estudantes e profissionais para carreiras científicas em instituições que após a Segunda Guerra Mundial passaram a oferecer oportunidades de profissionalização para mulheres. Essas questões são tratadas à luz da relação entre Newton Dias dos Santos (1916-1989), cientista mediador cultural, e Dyrce Lacombe (1932-), uma jovem estudante de quem ele foi professor e orientou para seguir a carreira científica.
Abstract
The article aims to address a new pattern of gendered sociability forged in the educational and scientific environments of the city of Rio de Janeiro in the 1940s and 1950s, where cultural mediation practices directed to science education and scientific dissemination were institutionalized. In those spaces emerged opportunities for recruiting students and professionals for scientific careers in institutions that after World War II began to offer professionalization opportunities for women. These issues are addressed in light of the relationship between Newton Dias dos Santos (1916-1989) a scientist cultural mediator and Dyrce Lacombe (1932-) a young student of whom he was a teacher, and guided to follow a scientific career.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El artículo pretende abordar un nuevo patrón de sociabilidad de género forjado en los ambientes educativos y científicos de la ciudad de Río de Janeiro en las décadas de 1940 y 1950, donde se institucionalizaron prácticas de mediación cultural dirigidas a la educación científica y a la divulgación científica. En esos espacios surgieron oportunidades de reclutamiento de estudiantes y profesionales para carreras científicas en instituciones que después de la Segunda Guerra Mundial comenzaron a ofrecer oportunidades de profesionalización para
las mujeres. Estas cuestiones se abordan a la luz de la relación entre Newton Dias dos Santos (1916-1989), científico mediador cultural, y Dyrce Lacombe (1932-) una joven alumna de la que fue profesor y a la que orientó para que siguiera una carrera científica.
Share