Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62207
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
MUSEU E UNIVERSIDADE : QUAIS DISCURSOS SIGNIFICAM E RESSIGNIFICAM O PERCURSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?
Museus de Ciências
Universidade
Professores
Educação Museal
Museus
Exposições Científicas
Universidades
Docentes
Educação
Azevedo, Alice Ferreira | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os museus são considerados instituições de caráter público que cumprem um papel social situado na interseção entre cultura, lazer e educação. Por meio de diferentes estratégias buscam mobilizar o patrimônio cultural e criar espaços de diálogo com a sociedade. Nas últimas décadas, o investimento em pesquisas em educação em museus e centros de ciências apontam esses espaços como aliados potentes nas práticas pedagógicas no ensino de ciências e na divulgação científica. Essa questão pode estar relacionada com a ênfase em uma dimensão formativa que agregue variados contextos educativos, incentivando o acesso e a interação com o patrimônio musealizado. Um segmento importante a ser considerado nas práticas museais refere-se a universidade e a participação da licenciatura. Desse modo, objetiva-se investigar os discursos sobre professores em formação que estão presentes nos processos que abrangem licenciandos em Ciências Biológicas, que envolvem dois contextos educativos diferentes, o museu e a universidade. A pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e os referenciais teóricos de análise estão fundamentados nos estudos de divulgação científica, educação museal e na perspectiva sócio-histórica da linguagem de Bakhtin e o Círculo. Considerando os critérios de elegibilidade, o universo do estudo foi composto por profissionais que atuam em setores educativos de dois museus de ciências localizados na cidade do Rio de Janeiro – o Museu da Vida Fiocruz, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Museu Nacional/UFRJ – e docentes que lecionam disciplinas em cursos de licenciatura de Ciências Biológicas em instituições públicas A entrevista semiestruturada foi o principal instrumento de pesquisa utilizado, o que nos permitiu aprofundar conhecimentos sobre a produção de sentidos dos sujeitos. A partir das análises realizadas foi possível identificar a emergência de sentidos dos enunciados, por meio de marcas que mostram as ideias e enfoques de cada entrevistado. Os resultados indicaram 3 eixos de sentidos: 1) Educação em museus: posições valorativas e interlocutores, 2) Atividades com foco em professores e licenciandos, 3) Perspectivas sobre processos educativos que envolvem professores em formação/licenciandos. O estudo possibilitou compreender que a educação museal é composta por diversas vozes sociais que imprimem ênfases nas produções de sentido dos sujeitos e que irão fundamentar as ações educativas. Com relação às atividades, estas são compostas por ações e cursos na perspectiva da formação continuada, programas direcionados a formação inicial e iniciativas com foco em visitas realizadas com turmas de educação básica e de licenciatura. Verificou-se esforços individuais de docentes e educadores para realização de atividades conjuntas e tensionamentos que dizem respeito a necessidade de institucionalização das relações entre museu e universidade. A pesquisa pretende contribuir com a produção acadêmica sobre a relação entre museus de ciências, universidades e professores, mobilizando conhecimentos sobre a constituição de discursos nessa interface e buscando potencializar a formação humana com base em reflexões sobre as práticas.
Abstract
Museums are considered public institutions that perform a social function situated at the intersection of culture, leisure and education. Through different strategies, they seek to mobilize cultural heritage and create spaces for dialogue with society. In recent decades, investment in research in education in museums and science centers indicate these spaces as powerful allies in pedagogical practices in science teaching and science communication. This issue may be related with the emphasis on a formative dimension that aggregates different educational contexts, encouraging access and interaction with the musealized heritage. An important segment to be considered in museum practices refers to the university and the participation in the degree course. The experience of visiting museums in teacher education can be qualified as an important ally in the expansion of scientific culture. In this way, the objective is to investigate the discourses about teachers in training that are present in the processes that cover Biological Sciences undergraduates, considering their expressions in the planning and organization of activities that involve both educational contexts, the museum and the university. The research is based on a qualitative approach and the theoretical frameworks for analysis are based on studies of science communication, museum education and the socio-historical perspective of Bakhtin and the Circle´s language. Considering the eligibility criteria, the study universe was composed of professionals who work in the educational sectors of two science museums located in the city of Rio de Janeiro – Museu da Vida Fiocruz and Museu Nacional/UFRJ – and professors who teach subjects in undergraduate courses in Biological Sciences in public institutions The study considered as the main research instrument the semi-structured interviews with a single respondent, which allowed us to deepen our knowledge about the production of meanings of the subjects. From the analyzes carried out, it was possible to identify the emergence of meanings in the statements, through the marks that show the ideas and approaches of each interviewee. With the analysis of these statements, 3 axes of meanings emerged: 1) Education in museums: evaluative positions and interlocutors, 2) Activities focused on teachers and undergraduate students, 3) Perspectives on educational processes involving teachers in training/graduate students. The study made it possible to understand that museum education is composed of several social voices that put emphasis on the production of meaning of the subjects and that will base the educational actions. With regard to activities, these are composed of actions and courses from the perspective of continuing education, programs aimed at initial training and initiatives focused on school classes with basic education and undergraduate classes. There were individual efforts by professors and educators to carry out joint activities and tensions that concern the need to institutionalize the relationship between the museum and the university. The research intends to contribute to the academic production on the relationship between science museums, universities and professors, mobilizing knowledge about the constitution of discourses in this interface and seeking to enhance human formation based on reflections on practices.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaMuseus de Ciências
Universidade
Professores
Educação Museal
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaMuseus
Exposições Científicas
Universidades
Docentes
Educação
Share