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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62309
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
10 Redução das desigualdadesCollections
Metadata
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MUSEU DO AMANHÃ: ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
Acessibilidade Cultural
Pessoas com Síndrome de Down
Museu do Amanhã
Silva, Taáte Pereira Tomaz | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O desenvolvimento de ações de acessibilidade em museus e centros de ciências para diversos públicos, inclusive, visitantes com deficiência é uma demanda que vem se tornando cada vez mais presente. Entretanto, nos museus de ciências brasileiros ainda é reduzido o número de estratégias educativas e de acessibilidade que garantam a fruição dos públicos com Síndrome de Down, assim como também é reduzido o número de pesquisas sobre essas experiências. Neste trabalho visamos compreender aspectos do Museu do Amanhã (MA) que favorecem experiências de inclusão de pessoas com Síndrome de Down; assim como identificar barreiras relacionadas a questões atitudinais, comunicacionais e físicas, no recebimento desse público. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, desenvolvida no âmbito do Grupo Museus e Centros de Ciências (MCCAC). Para tal, realizamos o levantamento de dados por meio de pesquisa documental e bibliográfica e de duas visitas técnica à instituição (espontânea e técnica), com observação não participante e registro fotográfico dos objetos, atividades e exposições. Nesta etapa, criamos um roteiro de categorias baseado nos indicadores de acessibilidade que foram observadas durante às visitas ao MA e à exposição principal. Entrevistamos a coordenação do Setor Educativo do MA, buscando compreender como tem sido a implementação das ações de inclusão, bem como as experiências e desafios institucionais. Os resultados obtidos demonstram que o Museu do Amanhã apresenta consideráveis atributos atitudinais, tais como, formação e capacitação profissional, oferecimento de visita em horário exclusivo para pessoas com deficiência intelectual, dentre elas, com Síndrome de Down A acessibilidade física, especialmente com relação ao desenho da exposição, pode apresentar algumas barreiras relacionadas aos estímulos sensoriais em abundância. A acessibilidade comunicacional, entretanto, representa um desafio a ser superado pela instituição. Diagnosticamos que apesar de dispor de mídias diversas, a maioria dos módulos expositivos apresenta volume excessivo informacional; uso de linguagem técnica, poética e por vezes filosófica, o que pode prejudicar a compreensão da mensagem construída pelo Museu pelas pessoas com a Síndrome. A partir da revisão na literatura sobre Síndrome de Down, do que analisamos nas visitas técnicas e dos dados obtidos na entrevista, sistematizamos estratégias e instrumentos que podem ser implementados na recepção deste público em museus e centros de ciências. Entendemos, por fim, ser fundamental a participação das pessoas com Síndrome de Down em todos os processos museais e de divulgação científica, buscando, cada vez mais, sua inclusão e exercício efetivo dos seus direitos e cidadania.
Abstract
The development of accessibility actions in museums and science centers for diverse audiences, including visitors with disabilities, is a demand that is becoming increasingly present. However, in Brazilian science museums, the number of educational and accessibility strategies that ensure the enjoyment of the Down Syndrome visitors is still reduced, and the number of studies on these experiences. This work aims to understand how the Museu do Amanhã (MA) promotes the inclusion of people with Down Syndrome and identify potential barriers that can obstruct their participation. This is a qualitative and exploratory research, developed within the scope of the Museus e Centros de Ciências Acessíveis research group (MCCAC). The data was collected through documentary and bibliographic research and two technical visits to the museum, with non-participant observation and photographic records of objects, activities, and exhibitions. We used the framework Indicators of Accessibility in Science Museums and Centers to analyze the visits to the MA and the main exhibition. We interviewed the coordinator of the Educational Department of the MA, seeking to understand how the implementation of inclusion strategies has been and the experiences and institutional challenges. The results show that the Museu do Amanhã has considerable attitudinal accessibility strategies, such as t professional training, offering a visit in an exclusive time for people with intellectual disabilities, among them, Down Syndrome. Physical accessibility, especially in the exhibition design, may present some barriers related to excessive sensory stimuli. Communicational accessibility, however, represents a challenge to be overcome by the institution. Despite having several media, most of the exhibits have excessive information; the use of technical, poetic, and sometimes philosophical language can make the content understanding difficult for people with the Syndrome From the literature review on Down Syndrome, what we analyzed during the technical visits, and the data obtained in the interview, we systematize strategies and instruments that can be implemented for better engagement in museums and science centers. Finally, we argue that the participation of people with Down Syndrome in all museum and science communication processes is crucial and should be aimed at their inclusion and effective exercise of their rights and citizenship.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaAcessibilidade Cultural
Pessoas com Síndrome de Down
Museu do Amanhã
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