Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62311
ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM QUÍMICA
Albano, Wladimyr Mattos | Date Issued:
2023
Alternative title
Simulation-based teaching as an alternative to experimental practices in ChemistryAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A simulação é uma técnica muito antiga de reproduzir coisas, fatos e acontecimentos da realidade com os mais variados propósitos, sendo o principal deles o estudo que ela proporciona para prever e tentar corrigir resultados e diminuir riscos. É sabido que as disciplinas que compõem as ciências da natureza demandam práticas experimentais, que dependem de laboratório, equipamentos, reagentes e insumos. Uma alternativa para tentar solucionar a falta de infraestrutura é realizar as práticas experimentais de modo simulado, com equipamentos feitos com materiais alternativos e de baixo custo e utilizando plantas medicinais como reagentes e insumos, de modo a viabilizar o ensino de Química e outras disciplinas das ciências da natureza. Neste trabalho foram elaborados alguns kits de práticas experimentais que funcionam simulando práticas reais, de modo simples, objetivo e mantendo a fidelidade dos resultados, utilizando plantas medicinais, materiais de baixo custo e sem geração de rejeitos indesejáveis.
Abstract
Simulation is a very old technique for reproducing things, facts and happenings from reality with the most varied purposes, the main one being the study it provides to predict and try to correct results and reduce risks. It is known that the disciplines that make up the natural sciences demand experimental practices, which depend on the laboratory, equipment, reagents and inputs. An alternative to try to solve the lack of infrastructure is to carry out experimental practices in a simulated way, with equipment made with alternative and low-cost materials and using medicinal plants as reagents and inputs, in order to facilitate the teaching of chemistry and other science disciplines from nature. In this work, some kits of experimental practices were developed that simulate real practices, in a simple, objective way and maintaining the fidelity of the results, using medicinal plants, low-cost materials and without generating undesirable waste.
Share