Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62315
PERITO POR UM DIA: APRENDENDO QUÍMICA EM UM CONTEXTO PROFISSIONALIZANTE
Página pra o trabalho: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94731
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Uma das críticas mais contundentes ao processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio se refere a falta de contextualização das aulas, que seguem uma metodologia tradicional com fórmulas, memorizações, giz e quadro negro, divorciadas da realidade cotidiana e sem nenhuma conexão com o mundo que o aluno experimenta e conhece. Entre os obstáculos que inviabilizam aulas contextualizadas temos a falta de laboratórios, espaços, equipamentos, materiais e reagentes, a falta de apoio aos professores – que não dispõem de tempo e ajuda para montar as aulas -, e a falta de metodologias e práticas didáticas que aproximem a disciplina da realidade vivida pelos alunos. O objetivo deste trabalho e da pesquisa aqui desenvolvida é apresentar uma metodologia que prescinda de laboratórios, espaços, equipamentos, materiais e reagentes, podendo ser executada na mesma sala que se ministra aulas, com materiais de baixo custo, alternativos e/ou reciclados, de fácil execução, cujas práticas demandam pouca logística e não necessitam de apoio, pois os próprios alunos atuam como auxiliares do professor, são desenvolvidas no tempo destinado a aula, e, principalmente, para resolver o problema da descontextualização, trazendo uma metodologia ativa que utiliza uma profissão, a de perito ou analista químico, em um ambiente de imersão, onde cada aluno será um profissional capaz de receber uma amostra e, a partir de uma marcha sistemática, com orientação e participação do professor, realizar testes que irão identificar e responder, em cada etapa, os processos químicos envolvidos. Diante desse ambiente os alunos se sentirão parte de um contexto profissionalizante, cujo quadro apresentado remete a um ofício real, que ocorre no dia a dia, ao mesmo tempo em que ele tem contato com a prática, e necessita aprender para evoluir no experimento, de todos os processos químicos envolvidos em cada etapa, que serão justificados em um relatório, ou laudo, que deverá ser entregue ao final.
Publisher
Realize Eventos Científicos e Editora Ltda
Citation
ALBANO, Wladimyr Mattos; DELOU, Cristina Maria Carvalho. Perito por um dia: aprendendo Química em um contexto profissionalizante. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2023, João Pessoa. Anais... João Pessoa: CONEDU, 2023. 12 p.ISSN
2358-8829Notes
Evento realizado em João Pessoa - PB, nos dias 12 a 14 de outubro de 2023. https://www.conedu.com.br/Página pra o trabalho: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94731
Share