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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62364
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
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MULHERES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS SEM TERRA NO VALE DO RIO DOCE – SAÚDE POPULAR E EMANCIPAÇÃO FEMININA: TECENDO MEMÓRIAS E AMPLIANDO SABERES
Santos, Cibele Lima dos | Date Issued:
2023
Author
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Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brazil.
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar as práticas populares de saúde no cotidiano de mulheres dos assentamentos e acampamentos do MST situados nos municípios de Governador Valadares, Tumiritinga, Matias Lobato, Jampruca e Campanaro. E desdobrou-se em três objetivos específicos: a) a reconstituição da memória e delineamento coletivo de uma narrativa de História Oral de vida das mulheres assentadas e acampadas da região de estudo; b) o mapeamento dos saberes e práticas de saúde da população assentada e acampada do Vale do Rio Doce e c) a construção de um acervo de depoimentos orais sobre a vida das mulheres envolvidas na luta pela terra na região. A hipótese que delineou o trabalho foi a de que são as mulheres as protagonistas da saúde desenvolvida no MST. Metodologicamente, o trabalho se desenvolveu à luz da pesquisa qualitativa, da História Oral, da História Oral de Vida e da História das Mulheres. Além disso, lançou mão da Observação Participante, realizando visitas e encontros nos espaços e territórios pesquisados, entre os anos de 2021 e 2023. Nesse período, foram entrevistadas sete mulheres, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas, em sua maior parte, em aparelho celular e foram realizados registros fotográficos, mediante autorização. Ao longo da pesquisa, foi possível presenciar e participar de oficinas de saúde popular realizadas nos Encontros regional e local do MST e em outros eventos, como feiras e reuniões, internas e externas ao
Movimento. Foi possível perceber que as práticas populares de saúde elevam o nível de participação das mulheres nos seguimentos de saúde e luta pela terra, permitindo sua emancipação2 no interior do Movimento, em que ocupam espaços de liderança e de tomada de decisão. Como achados, podemos apontar que a participação da mulher no Setor de Saúde do Movimento é preponderante. Além disso, as práticas populares de saúde ocupam espaço considerável no MST, sendo indispensáveis ao cotidiano da população assentada e acampada, por fazer parte da luta desde o primeiro momento em que se organiza a ocupação de um latifúndio. A luta pela terra se conforma em um lugar de disputa em que a saúde da militância é matéria de primeira necessidade, tendo em vista as violências sofridas nos processos de ocupação de terras. Percebemos, ainda, que o cuidado e a divisão sexual do trabalho são fatores que influenciam diretamente a narrativa da mulher assentada e acampada do Vale do Rio Doce, e que, embora o cuidado seja visto como função feminina, trata-se de um papel político e emancipatório da mulher no interior do Movimento. Por fim, embora a mulher assentada e acampada tenha avançado muito na luta por direitos sociais e na luta pela terra, o machismo ainda é um forte marcador em diversas instâncias do Movimento, o que as faz fortalecer discussões, formações e encontros a fim de serem também protagonistas desse Movimento que visa não apenas a conquista da terra, mas, sobretudo, a transformação
humana e social.
Abstract
The general objective of this research was to understand and analyze the popular health practices in the daily lives of women from MST settlements and camps located in the municipalities of Governador Valadares, Tumiritinga, Matias Lobato, Jampruca and Campanaro. It unfolded in three specific objectives: a) the reconstitution of memory and collective delineation of a narrative of oral history of the lives of women settlers and campers of the study region; b) the mapping of the knowledge and health practices of the population of settlers and campers of the Vale do Rio Doce and c) the construction of a collection of oral testimonials about the lives of women involved in the struggle for land in the region. The hypothesis that outlined the work was that women are the protagonists of the health developed in the MST. Methodologically, the work was developed in the light of qualitative research, Oral History, Oral History of Life and Women's History. In addition, it used participant observation, with visits and meetings in the spaces and territories researched, between the years 2021 and 2023. During this period, seven women were interviewed, using a semistructured interview script. The interviews were recorded, mostly on cell phones, and photographic records were made upon authorization. Throughout the research, it was possible
to attend and participate in popular health workshops held in the regional and local MST meetings and in other events, such as fairs and meetings, internal and external to the Movement. It was possible to see that popular health practices increase the level of participation of women in the health and land struggle movements, allowing their emancipation within the Movement, where they occupy leadership and decision making spaces. As findings, we can point out that the participation of women in the Movement's Health Sector is preponderant. Moreover, popular health practices occupy a considerable space within the MST, and are indispensable to the daily life of the settled and camped population, since they are part of the struggle from the first moment they occupy a
latifundium. The struggle for land is a place of dispute in which the health of the militants is a matter of prime necessity, in view of the violence suffered in the processes of land occupation. We also noticed that care and the sexual division of labor are factors that directly influence the narrative of the women settlers and campers of the Vale do Rio Doce and that, although care is seen as a feminine function, it is a political and emancipatory role for women within the Movement. Finally, although the women settlers and campers have advanced a lot in the struggle for social rights and for land, male chauvinism is still a strong mark in several instances of the Movement, which makes them strengthen discussions, training and meetings in order to also be protagonists of this Movement that aims not only at the conquest of land, but above all, at human and social transformation
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